Notícias

07/11/2019 - 9:00

Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz

Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde será lançado na Fiocruz

Será lançado nesta quinta-feira (7), o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). O evento é aberto ao público e vai ocorrer durante a 323ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou ativamente da 16ª CNS (8+8), inclusive compondo a Comissão Organizadora do evento. Além disso, a Autarquia possui acento no CNS, representado pela conselheira Marisa Helena Alves.

O relatório do evento, que apresenta propostas e diretrizes para o governo, é resultado da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O documento reúne um conjunto de relatos e deliberações contra o desfinanciamento do SUS, representando os desejos e sonhos do povo brasileiro.

O relatório contempla as 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados brasileiros. Além disso, há 56 moções que marcaram o posicionamento do evento.

A 16ª Conferência, que teve a etapa final realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado para o SUS. A Conferência é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas.

Conferência Livre mobilizou psicólogas(os) para a 16ª CNS

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reforça seu compromisso junto à saúde pública, especialmente, à Saúde Mental e ao fortalecimento do CNS.

Evento realizado em maio deste ano, na sede do CFP, em Brasília, reuniu mais de 80 pessoas que participaram da Conferência Livre promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), sobre o tema “Retrocessos da “Nova” Política de Saúde Mental: Resistir e Avançar”. A etapa realizada pela autarquia precedeu a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8).

Também em maio a Política Nacional de Saúde Mental foi pauta da 317ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O colegiado aprovou recomendação de sua Comissão Intersetorial de Saúde Mental, pedindo a revogação da “Nova Política de Saúde Mental”, que contraria a legislação e a perspectiva antimanicomial alterando a política vigente.

Saiba mais
Lançamento do Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).
7 de novembro, às 10h.
Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro (RJ). Auditório da ENSP, Av. Brasil, 4365 – Manguinhos.
Informações: (61) 3315-2150 | 3315-3821