Notícias

26/10/2018 - 13:37

Revista Ciência e Profissão: Nova edição está disponível para leitura

Edição 38.3 apresenta um dossiê especial sobre acessibilidade, composto por cinco artigos

Revista Ciência e Profissão: Nova edição está disponível para leitura

A Revista “Psicologia, Ciência e Profissão” (PCP) edição 38.3 conta com um dossiê especial sobre acessibilidade. O periódico já está disponível na plataforma SciELO e sua versão impressa se encontra nas bibliotecas das universidades e faculdades de Psicologia de todo o Brasil.

“Para discutir formas de acesso da população com deficiência visual, bem como as tecnologias para a operacionalização desse acesso, apresentamos nesta edição um dossiê com cinco artigos de profissionais que nos auxiliam a refletir acerca das práticas de trabalho, da pesquisa, de intervenções sociais e na produção de conhecimento sobre a temática da acessibilidade”, explica a editora da revista, Neuza Guareschi, no texto “Psicologia e Diversidade”. 

Na apresentação da seção “Dossiê Acessibilidade”, intitulada “Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência”, as autoras Virgínia Kastrup, Adriana da Silva Thoma e Joana Belarmino explicam que o dossiê inaugura e consolida a iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em implementar estratégias de acessibilidade da Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

A acessibilidade está prevista na legislação desde a Lei nº 10.098, de 2000, que estabelece “normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Lei Nº 10.098, 2000, Art. 1º). “No decurso dos 15 anos que se passaram desde então, vemos que as instituições, na oferta de seus diferentes serviços, vêm buscando se adequar e atender a tais princípios, de modo a promover a inclusão de todos em todos os espaços, como previsto desde a Constituição Federal de 1988”.

O compromisso da PCP é promover diálogos entre prática profissional, formação e pesquisa, de forma a contribuir para a produção de conhecimento em Psicologia e para o enfrentamento dos desafios impostos pela conjuntura política e econômica do país.

Editada desde 1979, a “Psicologia: Ciência e Profissão” é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; e Psicodoc.

Confira a edição 38.3

Leia na íntegra o editorial “Psicologia e Diversidade”

Leia todas as edições da Revista Psicologia: Ciência e Profissão