O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou, durante o 7º Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP), realizado de 19 a 22 de novembro em Brasília/DF, a edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) intitulada “PCP 50 anos: Interseccionalidades”. O fascículo reúne 15 artigos que tratam de saúde mental, atenção psicossocial, política da infância, gênero e sexualidades na Psicologia, aborto legal, relações raciais, educação inclusiva e luto.
A edição problematiza o campo da Psicologia nas políticas públicas brasileiras a partir dos estudos interseccionais, considerando o percurso histórico das psicologias no país e as construções epistêmicas dos movimentos sociais.
A revista destaca especialmente a contribuição das mulheres negras para a consolidação da interseccionalidade como conceito fundamental às psicologias no campo das políticas públicas.
A conselheira-tesoureira do CFP e editora da Revista PCP, Neuza Guareschi, explica que a proposta inicial era incluir artigos sobre interseccionalidade no número comemorativo dos 50 anos do Sistema Conselhos de Psicologia. “Temos o tema já bastante desenvolvido entre as questões da diversidade sexual, racial, pessoas com deficiência, questões de gênero, geralmente voltadas para os direitos humanos. Agora, essas questões estão sendo trabalhadas também por outras áreas da Psicologia. É nesse sentido que este número se torna tão importante”, destaca.
Capacitação editorial
De 4 a 7 de novembro, a equipe técnica da Revista PCP e o comitê gestor da Rede de Periódicos da Psicologia (PEPSIC) participaram do Congresso da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), em João Pessoa/PB.
Com o tema “Avançando na qualificação e inovação da editoria científica”, o encontro trouxe debates sobre ciência aberta, boas práticas editoriais, Inteligência Artificial (IA) e desafios como a escolha de pareceristas e obtenção de recursos para publicações.
Neuza Guareschi pontua que a ABEC tem contribuído com estratégias e alternativas para enfrentar esses desafios, especialmente diante da crescente relevância da ciência aberta e da IA nos processos editoriais.
Outros especiais
Em 2025, a Revista PCP publicou 30 artigos em fluxo contínuo e lançou duas edições especiais. A mais recente, intitulada Formação em Psicologia na América Latina, Caribe e Países de Língua Portuguesa, foi apresentada no XI Congresso da Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI).
Ainda este ano, mais 15 textos deverão ser lançados em fluxo contínuo.
Sobre a PCP
Criada por meio da Resolução CFP 26/1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
Sua missão é contribuir para a formação científica e profissional da(o) psicóloga(o) brasileira(o) e disseminar o conhecimento pesquisadoras(es) e profissionais da área..
Saiba mais:
Leia a edição especial da Revista PCP – PCP 50 anos: Interseccionalidades
Leia a edição especial da Revista PCP sobre Formação e Internacionalização da Psicologia