Notícias

17/02/2025 - 13:19

Revista PCP faz balanço das atividades realizadas em 2024

No último ano, o periódico  publicou  67 artigos científicos, sendo 51 na modalidade contínua e outros 18 para o fascículo especial dos 50 anos do Conselho Federal de Psicologia

Revista PCP faz balanço das atividades realizadas em 2024

O ano de 2024 foi de importantes marcos para a Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP). Além da celebração dos 45 anos do periódico, a revista  publicou uma edição especial sobre  os 50 anos do Conselho Federal de Psicologia (CFP), realizou um Diálogo Digital e lançou um perfil próprio nas redes sociais, entre outras importantes atividades. 

Criada pela da Resolução CFP nº 26/1979, a Revista PCP é uma publicação científica de excelência internacional e tem como principal missão contribuir para a formação e aprimoramento contínuo de profissionais da Psicologia brasileira, bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por quem pesquisa e/ou atua na área.

O periódico científico reúne artigos originais referentes à atuação profissional da(o) psicóloga(o), à pesquisa, ao ensino e à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área da Psicologia.

A conselheira do CFP e editora da publicação, Neuza Guareschi, avalia que 2024 contribuiu  para a busca por uma qualificação permanente  para o periódico. “Buscamos uma melhor qualificação da revista, onde a gente fez uma revisão de vários pontos, que são pontos de informações para autores e para pareceristas, para poder qualificar a revista junto aos seus indexadores e, também, para seguir os princípios da ciência aberta”, destaca. 

Para 2025, a conselheira federal  destaca a internacionalização da Psicologia, por meio de convênios e intercâmbios firmados com vários colégios de psicólogos da América Latina. “Estamos programando um número especial sobre internacionalização e formação em Psicologia na América Latina, Caribe, Ibéria e, também, África. A proposta é contarmos com artigos de psicólogos, professores e pesquisadores de todos esses países do sul global, falando sobre a internacionalização da Psicologia, mas principalmente sobre a formação. Esse vai ser um número especial e a proposta é que seja lançado no Congresso Alfepsi (Associação Latino-americana para a Formação e Ensino da Psicologia), que vai ser realizado este ano no Brasil, em Maceió”.

Segundo a editora da PCP, além desse fascículo, há previsão de outra edição especial com foco na  interseccionalização das diferentes áreas do conhecimento da Psicologia, baseado nos resultados na edição da revista sobre os 50 anos do Conselho Federal de Psicologia. “Acho que no número dos 50 anos do CFP, a gente discutiu várias áreas políticas, funções do Sistema Conselhos, bem como o quanto, nas suas ações, avançou politicamente para toda a população brasileira. Hoje temos psicólogos em vários territórios, como quilombolas, como indígenas, mesmo na questão rural, ribeirinha, e também dentro de uma perspectiva da LGBTQIA+, assim como  na questão do capacitismo. Então, a partir de toda essa diversidade e essa questão interseccional que a gente vem trabalhando, há um material com bastante potencial para se produzir um número especial”, ressalta.

Números

Em 2024, dos 624 pedidos de submissão de artigos, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão publicou um total de 67 artigos, entre os quais 51 do fluxo contínuo regular e 18 na edição especial dos 50 anos do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

A revista também prosseguiu nas mudanças em sua página oficial no site do CFP, de modo a ampliar o acesso ao periódico para além da plataforma da SciELO e da Pepsic, onde estão alocados todos os textos da PCP publicados desde 1979.

Com o objetivo de discutir tendências, compartilhar conhecimentos e estabelecer parcerias estratégicas no campo da editoração científica, em novembro de 2024 a equipe da Revista participou do Abec Meeting 2024, realizado em São Paulo/SP.

Redes Sociais

 O ano de 2024 também foi marcado pelo lançamento dos canais oficiais da Revista PCP nas redes sociais Instagram e Facebook.

Desde fevereiro do ano passado, quando entrou no ar, a conta oficial da PCP no Instagram alcançou mais de 15 mil  seguidoras(es), e já representa a revista científica de Psicologia com mais seguidores do país. A página contou com quase 1 milhão de visualizações (904 mil). 

Saiba mais:

Acesse, conheça e leia os artigos da Revista PCP

Saiba como publicar na Revista PCP

Leia os artigos publicados pela PCP em 2024

Leia os artigos da edição especial da PCP sobre os 50 anos do CFP