Notícias

18/06/2019 - 14:49

Revista PCP faz seleção para edição especial sobre Relações Raciais

Prazo para envio de artigos para o número especial da Revista PCP termina dia 5/08, pelo email numeroespecial@cfp.org.br

Revista PCP faz seleção para edição especial sobre Relações Raciais

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) está com mais um número temático para 2019: “Relações Raciais e a Psicologia Brasileira” visa a abordar o enfrentamento ao racismo, as políticas de combate ao racismo Institucional e, em especial, sobre a interface das relações raciais nas práticas psicológicas e/ou nos processos de trabalho da Psicologia.

As pessoas interessadas em participar devem enviar os artigos até 5 de agosto de 2019, para o e-mail numeroespecial@cfp.org.br, de acordo com as normas editoriais da revista. Para esta edição, somente serão recebidos artigos enviados para este e-mail.

A Revista PCP, que em 2019 completa 40 anos, é publicada pelo Sistema Conselhos de Psicologia na Plataforma SciELO.

Edição especial 

A referida publicação terá como editoras convidadas as psicólogas Eliane Silvia Costa, Miriam Cristiane Alves e Marilda Castelar. Serão publicados ensaios teóricos e relatos de pesquisa de profissionais relacionados a questões ético-políticas da área.

O fascículo especial tem como objetivo afirmar o compromisso da Revista com os desafios que se apresentam no atual contexto político do país e que envolvem os diferentes cenários da Psicologia brasileira atravessada pelas relações raciais e racismo institucional nas práticas das (os) psicólogas(os).

Este é o terceiro edital de chamamento público para publicações especiais da Revista PCP em 2019. O primeiro – sobre “Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultura” – foi lançado em fevereiro deste ano e o periódico deverá ser publicado na plataforma da SciELO, bem como enviado para as bibliotecas das universidades, até o final do próximo mês. O segundo se deu no final de março com o tema “O lugar da Psicologia frente às orientações sexuais e identidades de gênero”. Os artigos já estão em fase de revisão pelas(os) editoras(es) convidadas(os).

Excelência

Editada desde 1979, a Revista PCP é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.

Confira as normas editoriais para publicação na PCP

Confira todas as edições da PCP desde 1979 até os dias atuais