Notícias

23/08/2019 - 12:53

Revista PCP Povos e Comunidades Tradicionais disponível para acesso

Edição especial discute as práticas e saberes da Psicologia articulados às comunidades e povos tradicionais da sociedade brasileira

Revista PCP Povos e Comunidades Tradicionais disponível para acesso

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publica mais uma Edição Especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, intitulada “Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultural. A publicação já se encontra disponível para acesso na plataforma da SciELO.

O objetivo desta edição especial da Revista PCP foi de discutir e refletir sobre o atual momento histórico e político do país, que demanda diversos posicionamentos da Psicologia brasileira, de resistência e enfrentamento, através dos fazeres de psicólogas e psicólogos, face aos ataques e ameaças que os povos tradicionais têm sofrido, nas mais diversas partes geográficas e nos mais diferentes campos de atuação.

Em fevereiro deste ano, o CFP lançou edital de chamada pública de artigos específicos desse campo de produção acadêmica e exercício profissional. Os textos selecionados discutem práticas e saberes da Psicologia articulados às comunidades e povos tradicionais da sociedade brasileira.

Os textos desta Revista PCP têm como eixo de discussão os avanços teórico-metodológicos do campo, pesquisas e relatos de práticas diretamente implicadas com o combate às iniquidades, à exclusão social, práticas de apagamento e extermínio e/ou a promoção da cidadania e direitos sociais destes coletivos, ou a visibilização de formas de organização social, estratégias de resistência nos territórios e das práticas geradoras de autonomia nos referidos territórios. 

PCP Especial

Os editores convidados que avaliaram os artigos enviados foram os professores: Adolfo Pizzinato (UFRGS), Jáder Leite (UFRN) e Danilo Guimarães (USP). Pizzinato afirmou que o trabalho editorial da Psicologia: Ciência e Profissão tradicionalmente se pauta por uma preocupação com o desenvolvimento conceitual, teórico e metodológico da área, comprometido com a análise e a repercussão qualificada desse desenvolvimento no exercício da profissão.

“Evidentemente, a editoração desse número se coaduna a este objetivo, mas também tem outra meta: a de denunciar a situação de povos tradicionais em todo o Brasil, vítimas de intensos processos de ataque, exclusão e deslegitimação de seus modos de vida, cosmovisões e territórios. Assim, esse número tem o objetivo político de apresentar intersecções de saberes e fazeres do campo da Psicologia com povos tradicionais do Brasil, resgatando tanto suas perspectivas quanto os valores que orientam a profissão – especialmente na luta cotidiana pelo respeito aos direitos humanos”, reforça Adolfo Pizzinato. 

Excelência

Editada desde 1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.

Saiba mais como submeter um artigo para o periódico.

Acesse a íntegra da edição especial da PCP sobre Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais

Acesse a todas as edições da PCP