Notícias

14/02/2019 - 18:10

São Paulo recebe 16ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde

Evento acontecerá durante o 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, de 27 a 29 de março. Prazo para envio de trabalhos termina em 1º de março

Fonte: CFP
São Paulo recebe 16ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde

Evidenciar as práticas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do cuidado em saúde que efetivem os princípios norteadores do SUS de universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social. Esse é o objetivo da 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, que acontecerá durante o 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, nos dias 27 a 29 de março de 2019, em Águas de Lindóia (SP).

A Mostra está dividida em nove temas de trabalhos: Atenção Básica; Atenção Farmacêutica; Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente; Gestão em Saúde e Inovação Tecnológica; Promoção em Saúde e práticas Integrativas e Complementares; Participação Social; Regulação e Redes de Atenção em Saúde; Saúde Mental; e Vigilância em Saúde.

As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas somente através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). As SMS deverão acessar o site do Congresso e inscrever seus trabalhos, sem limite de quantidade, na seguinte categoria: “Mostra para SMS e Outras Experiências”. Após a inscrição, basta acessar a área da(o) participante, clicar em “trabalho” e seguir as orientações do sistema.

O prazo para envio dos trabalhos expira em 1 de março de 2019. Confira aqui todas as normas para envio dos trabalhos.

Prêmio Davi Capistrano
Do conjunto de trabalhos expostos, serão selecionadas dez experiências para recebimento do Prêmio David Capistrano, além de destacadas outras dez experiências para atribuição de Menção Honrosa.

Segundo as(os) organizadoras(es), este prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS.

Os trabalhos premiados serão indicados para participação na “Mostra Aqui tem SUS” no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) de 2019.

Davi Capistrano
Davi Capistrano da Costa Filho foi médico sanitarista, secretário municipal de saúde em Bauru (1984 a 1986), deputado estadual e prefeito de Santos (1993 a 1996). Morreu em 10 de novembro de 2000, vítima de leucemia.

O legado deixado por Capistrano na área da saúde pública produz e ainda produzirá muitos frutos. Quando foi prefeito de Santos (SP), Capistrano foi um dos criadores das Casas de Parto. Pioneiro também nas ações em consonância com os novos programas de redução de danos nos casos de uso de drogas. Como resultado, Santos saiu do patamar de cidade brasileira com maior número de casos de Aids. Em 1994, a cidade tinha 97,94 ocorrências por grupo de 100 mil habitantes. Em 1996, esse número foi reduzido a uma taxa de 81,44.

A atuação de Capistrano alcançou, inclusive, a luta antimanicomial. Ele foi considerado referência mundial em política contra internações agressivas em hospitais psiquiátricos.