Notícias

10/01/2023 - 13:40

Saúde mental de janeiro a janeiro

vai promover uma série de diálogos em diversos temas que impactam a sociedade brasileira.

Saúde mental de janeiro a janeiro

O cuidado à saúde mental deve ser tema de atenção durante todos os meses do ano, e não apenas em momentos pontuais ou em situações extremas. Esse cuidado deve ser múltiplo e transversal – tanto quanto os inúmeros fatores que impactam na saúde física e psíquica das pessoas.

É a partir deste entendimento que desde 2020 o Conselho Federal de Psicologia promove a campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, que busca colocar em evidência a necessidade de um cuidado integral e contínuo para a saúde física e psíquica de todas e todos.

Em um ano ainda impactado pelas severas consequências de uma pandemia e diante dos desafios sociais e políticos que marcam o País, o CFP convoca à reflexão sobre os aspectos multifatoriais que levam a estados de sofrimento mental. São condições que estão associadas à relação das pessoas com seu entorno, a situações de vulnerabilidade social e econômica e à própria condição de acesso e usufruto de garantias essenciais – como a um meio ambiente equilibrado, por exemplo.

Assim, o cuidado com a saúde mental vai além da prevenção e do encaminhamento à psicoterapia. Ele deve também estar amparado na efetivação de políticas públicas que assegurem a universalidade, a integralidade e a equidade de direitos, buscando a interlocução com outros saberes e práticas profissionais.

Para contribuir com esse desafio, ao longo deste ano a campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” vai promover uma série de diálogos em diversos temas que impactam a sociedade brasileira. A jornada terá início com um debate sobre a 5ª Conferência Nacional sobre Saúde Mental e a política nacional na área.

Acompanhe as novidades pelos canais oficiais do Conselho Federal de Psicologia!