Notícias

21/05/2014 - 14:40

Semana Acadêmica de Psicologia

CFP ministra palestra na Furb, em SC

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou da Semana Acadêmica de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Santa Catarina,  que ocorreu entre os dias 13 e 16 de maio. Com o tema “Conectando Conhecimentos à Atualidade”, esta edição da Semana contou com a presença de palestrantes de diversas áreas de atuação em Psicologia e Jornalismo e com a participação de estudantes, psicólogos (as) e interessados (as) no tema.

1

Foto: Vanessa Dechering

Alguns dos temas abordados nas palestras durante os quatro dias foram: Psicologia do Esporte; Políticas Públicas e Direitos Sexuais; Humanização da mobilidade; e Gestão da Psicologia no Brasil. Este último foi ministrado pelo conselheiro do CFP, João Baptista Fortes, no último dia do evento (16).  A escolha dos palestrantes foi feita a partir de um levantamento prévio do Centro Acadêmico de Psicologia da Furb, que avaliou a relação dos profissionais com os temas propostos.

Na ocasião, João Baptista esclareceu as principais dúvidas dos estudantes, entre elas sobre as condições e mercado de trabalho, as  áreas de maior empregabilidade, as formas abertura de processos éticos e sua tramitação, além da visão do CFP sobre as novas áreas de atuação da Psicologia.

O conselheiro também fez, em sua fala, uma abordagem mais geral sobre o histórico da Psicologia, as políticas de atuação do profissional, fiscalização  e regulamentação e formas de denúncia, além de outros esclarecimentos. O público do auditório foi composto majoritariamente por estudantes, mas também estiveram presentes diversos professores do Departamento de Psicologia, incluindo seu coordenador,  Álvaro de Aguiar.

Semana Acadêmiac de Psicologia 2014 - FURB - Blumenau - SC (1)

Foto: Vanessa Dechering

Também foi promovida, durante a Semana, uma oficina sobre matriciamento pelo Centro de Atenção Psicossocial II de Blumenau, além de um debate sobre o filme sul-coreano “Poesia”, em parceria com o cine Sesc.

A importância da realização de semanas acadêmicas nas universidades foi ressaltada por João Baptista como uma forma de aproximar as pessoas em formação dos responsáveis pelo exercício profissional. “O esclarecimento do funcionamento efetivo da profissão é muito importante para estes  jovens, que têm muita sede de saber por coisas práticas, do dia a dia. Somente o estudo do Código de Ética fica muito abstrato e não responde as suas demandas”, concluiu o conselheiro.