Notícias

18/10/2023 - 14:24

Seminário CREPOP debate a interface entre Psicologia e populações em situação de refúgio, migração e apatridia

Inscrições para o evento já estão abertas e seguem até 1º de novembro no site do CREPOP

Seminário CREPOP debate a interface entre Psicologia e populações em situação de refúgio, migração e apatridia

A 12ª edição do Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas irá propor um diálogo sobre a relação da Psicologia com as populações em situação de refúgio, migração e apatridia. Realizado pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o evento ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Brasília (DF), com transmissão pelo canal do CFP no YouTube.

A palestra de abertura do Seminário será conduzida pelo sanitarista, mestre em Saúde Coletiva e pesquisador do observatório de migração e saúde, James Berson Lalane. O sanitarista fará uma análise geopolítica sobre o sistema capitalista e fluxos migratórios.

O seminário está dividido em quatro eixos temáticos:

– Análise geopolítica sobre o sistema capitalista e fluxos migratórios;
– Cosmovisões, memórias, território e identidade;
– Interseccionalidades, violência e acolhimento, e,
– Intervenção e estratégias – Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do evento até o dia 1º de novembro e são destinadas a participantes presenciais do Distrito Federal. Os certificados serão emitidos apenas para as pessoas que fizerem o credenciamento presencialmente no dia do evento.

Centro de Referência

O CREPOP é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia – composto pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia – criada para promover a qualificação da atuação de profissionais da Psicologia que trabalham nas diversas políticas públicas. O principal objetivo é sistematizar e difundir o conhecimento sobre a interface entre esta ciência e profissão Psicologia e as políticas públicas.

Em 17 anos, desde a sua criação, o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas editou e entregou à categoria 32 Referências Técnicas com orientações para a categoria em temas relacionados à educação, crianças e adolescentes, esporte, mobilidade urbana, povos tradicionais, saúde, segurança pública, assistência social, dentre outras temáticas.

Serviço:

Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas
Data: 8 e 9 de novembro
Local: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) – Brasília (DF)
Inscrições: até 1º de novembro pelo formulário eletrônico
Programação: Acesse a programação do evento
Mais informações: crepop.cfp.org.br