Notícias

28/03/2018 - 9:48

Testes favoráveis terão estudos de normatização vencidos em 2018

Conforme Resoluções CFP 002/2003 e 006/2009, dados empíricos das propriedades de testes psicológicos devem ser revisados periodicamente

Testes favoráveis terão estudos de normatização vencidos em 2018

Em 2018, uma série de testes favoráveis terá seus estudos de normatização vencidos. Conforme normatizam as Resoluções CFP 002/2003 e 006/2009, os dados empíricos das propriedades de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente, não podendo o intervalo entre um estudo e outro ultrapassar 15 anos para estudos referentes à padronização e normatização.

Caso as editoras ou os responsáveis técnicos não apresentem novos estudos de padronização e normatização em prazo hábil para avaliação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), esses testes serão considerados desfavoráveis para uso profissional. Assim, o CFP orienta que profissionais da Psicologia consultem o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) para verificar a situação do teste que pretende utilizar.

O prazo de 15 anos para revisão é contado a partir da data da plenária na qual o teste foi aprovado. Dessa forma, para identificar a data de validade do teste, é necessário verificar a data de plenária constante ao lado de cada teste no Satepsi.

Consultem as editoras e responsáveis técnicos de testes psicológicos para verificar se há interesse na apresentação de novos estudos normativos dos testes que vencerão em 2018.

Leia mais

CFP esclarece os procedimentos sobre uso dos testes psicológicos