Notícias

10/08/2022 - 17:56

Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba comemora os 60 anos da Psicologia

Participantes destacam as contribuições históricas da profissão para o país e para o estado paraibano

Fonte: GCom/CFP
Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba comemora os 60 anos da Psicologia

Diversas solenidades legislativas estão celebrando as seis décadas da promulgação da Lei que estabeleceu a Psicologia como ciência e profissão, comemoradas em agosto. Na manhã dessa quinta-feira (4), em João Pessoa, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial em celebração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia. A solenidade foi realizada por proposição da deputada estadual Estela Bezerra (PT), a partir da iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13).

A sessão recebeu profissionais da área, ex-presidentes do Conselho Regional, professoras e ativistas que relembraram as contribuições da Psicologia à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas. Também foram agraciadas(os) psicólogas(os) que atuaram pela profissão na Paraíba e no Brasil.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia e ex-presidente do CRP-13, Ana Sandra Fernandes, analisou que, desde o seu reconhecimento como profissão, a Psicologia brasileira vem passando por um processo de ressignificação de uma perspectiva elitista para uma profissão que tem compromisso com as camadas populares.

“A Psicologia faz parte da vida de milhões de brasileiras e brasileiros, e por isso nosso compromisso com a diversidade e pluralidade, com a equidade e com o respeito às diferenças e aos diferentes. Nosso compromisso e respeito com a vida são compromissos dos quais não abrimos mão”, destacou.

Celebrações

A deputada Estela Bezerra apontou que a Psicologia trata da saúde mental do indivíduo, mas, principalmente, da coletividade. E creditou à atuação das psicólogas e dos psicólogos a mudança do tratamento da saúde mental no país.

“Se hoje no Brasil nós temos um sistema de saúde mental dissociado daquela chaga histórica que foi o período e o sistema manicomial, muito se deve ao ativismo dos profissionais de Psicologia. Por isso nós somos gratos a vocês pelo ativismo constante em demonstrar ao nosso país que saúde mental é um aspecto fundamental do desenvolvimento social, econômico e político”, pontuou a parlamentar.

A presidente do CRP da Paraíba (CRP-13), Silvana Barbosa Mendes Lacerda, destacou que a Psicologia já venceu muitas batalhas, mas que ainda há lutas pela frente. “A Psicologia busca o cuidado e, com cuidado, vem sendo construída como ciência e profissão”, pontuou. Ela alertou para as tentativas de retrocesso na luta antimanicomial no seu estado. “A Paraíba não pode se omitir contra as várias tentativas de retrocesso, o holocausto disfarçado de lugares de cuidado. O lugar de cuidado há de ser o lugar de liberdade. Não há cuidado sem liberdade”, alertou.

A primeira presidente do CRP da Paraíba, Maria Marques Rodrigues Sátiro, relembrou as histórias na construção do Conselho Regional desde o período em que psicólogas e psicólogos eram ligados ao CRP de Pernambuco. “Uma profissão que tem contribuído para o ser humano. Sobretudo em uma atitude eticamente humanizadora, integrativa e inclusiva, junto às pessoas e à sociedade”, afirmou.

Representando a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (Anpsinep), Irismar Batista Lima afirmou que ao longo das últimas décadas a Psicologia tem ser fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde da dignidade humana.

Ela contou que a Anpsinep atua há dois anos junto aos movimentos sociais preconizando uma conduta antirracista da profissão no Brasil. “Para comemorar o avanço da Psicologia, por completo, é necessário afirmar o crescimento e engajamento de uma Psicologia antirracista. Precisamos, enquanto psicólogas, psicólogos e psicóloges, nos nossos espaços, trazer para a discussão a questão da atuação junto à população negra, indígena e cigana”, ponderou.

A professora Iany Barros, da Comissão das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, também fez um retrospecto da Psicologia no estado e ressaltou. “A Psicologia constrói um projeto que nos identifica e dá uma referência de vida”.

Também nessa perspectiva, a psicóloga e diretora da Divisão de Psicologia da Assembleia Legislativa da Paraíba, Durvalina Rodrigues Lima, ressaltou as contribuições da profissão para a população brasileira. “Sabemos o quanto a saúde mental interfere no comportamento individual e coletivo, e quanto – se não cuidada a tempo e de forma correta, com a colaboração de um profissional da Psicologia -, pode interferir drasticamente, com consequências impactantes, para o indivíduo e seu meio social”, destacou.

A Sessão Especial na ALPB em celebração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia foi transmitida ao vivo pelos canais do CFP.