Notícias

19/08/2023 - 13:51

Sessão solene homenageia Dia da(o) Psicóloga(o) e cinquentenário do primeiro Plenário CFP

No mês que celebra a Psicologia, cerimônia na Câmara dos Deputados reuniu, na última sexta-feira (18), autoridades e entidades profissionais para destacar a relevância dessa ciência e profissão

Sessão solene homenageia Dia da(o) Psicóloga(o) e cinquentenário do primeiro Plenário CFP

Psicólogas e psicólogos brasileiros foram homenageados na manhã da sexta-feira (18), em Brasília/DF, em sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados para celebrar o Dia da(o) Psicóloga(o), comemorado em 27 de agosto, e também os 50 anos de funcionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que se completam em 2023.

A sessão foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e reuniu parlamentares, representantes de instituições do poder público, entidades da sociedade civil e integrantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país, além de diversas organizações vinculadas ao exercício da profissão.

A sessão solene foi conduzida pela deputada Erika Kokay (PT/DF) e a mesa oficial contou com a presença do presidente do CPF, Pedro Paulo Bicalho; da vice-presidente, Ivani Oliveira; e das conselheiras Izabel Hazin, Alessandra Almeida e Nita Tuxá. Também compuseram a solenidade a presidente do CRP-01/DF, Thessa Guimarães; a diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Sônia Barros; o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson de Araújo; e a representante do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano.

Transmitida em tempo real pelo canal do Youtube do CFP, a solenidade foi marcada por relatos sobre a história da Psicologia e as importantes contribuições dessa ciência e profissão para o conjunto da sociedade.

Importância da Psicologia

Na abertura da sessão, a deputada Érika Kokay (PT/DF) transmitiu as palavras do presidente da Casa, Arthur Lira, ressaltando a relevância deste dia de reconhecimento à importância dos profissionais de Psicologia na sociedade. O presidente da Câmara dos Deputados destacou o compromisso do Parlamento em dialogar sobre questões de interesse da categoria, bem como em promover lutas contra a discriminação, o racismo e em prol de grupos minoritários.

Já o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, refletiu sobre o orgulho pela profissão, que hoje está no atendimento clínico e em um importante conjunto de políticas públicas, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Orgulho pela profissão é o orgulho das transformações feitas ao longo desses 50 anos. Aquela Psicologia instituída em 1962 já não é mais efetivamente a mesma”, disse Bicalho, ao destacar as importantes contribuições da Psicologia em temas relevantes para a sociedade, como a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Política de Saúde Mental Antimanicomial.

O presidente do CFP também ressaltou a presença ativa da autarquia em espaços de formulação e controle de políticas públicas: “O CFP é o conselho federal que mais possui assentos em fóruns de participação social, o que reforça o papel da Psicologia de contribuir para transformar a realidade por meio do diálogo interinstitucional” destacou.

Durante a solenidade, foi lida mensagem enviada pela Presidência da República ao CFP, e a todas as psicólogas e psicólogos do país. O texto destaca o papel central da Psicologia brasileira “no direito de cada pessoa a serviços de saúde, na luta antimanicomial e na construção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social”. A Presidência da República é a instância máxima do Poder Executivo, responsável pela administração do Estado brasileiro e pela formulação de políticas públicas que cumpram os compromissos e princípios estabelecidos na Constituição Federal – marco que orienta o Código de Ética Profissional da Psicologia.

Homenagens e lançamento

A sessão solene também prestou homenagem aos trabalhadores do Conselho Federal de Psicologia, que hoje é constituído por 111 funcionários, entre servidores, comissionados e estagiários. Para representar o reconhecimento da autarquia à importante contribuição desses profissionais na construção do CFP ao longo de seus 50 anos, o presidente do Conselho, Pedro Paulo Bicalho, homenageou os servidores Rogério Reis e Antônio Muniz, que têm mais de 25 anos de casa.

A solenidade também marcou o lançamento oficial do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP), nomeado em memória a Aluízio Lopes de Brito, idealizador da plataforma, falecido em 2020, vítima da Covid-19. O SAPP é uma experiência inovadora em todo o mundo, e tem como objetivo avaliar se as práticas submetidas cumprem os princípios científicos e éticos da Psicologia brasileira, qualificando o exercício profissional. A Resolução CFP 15/2023 foi publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União.
Entre as presenças registradas na sessão solene estão a Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica do Brasil (AASPSI), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e da Educação (ABRAPEE), a Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), a Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CONANDA), o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), assim como os Conselhos Federais de Serviço Social, de Biblioteconomia, de Medicina Veterinária, de Farmácia, de Biologia e de Economia.

Confira a galeria de fotos da Sessão Solene que homenageia Dia da(o) Psicóloga(o) e cinquentenário do primeiro Plenário CFP 

Acesse o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP)

Confira a íntegra da solenidade no YouTube do CFP: