Notícias

28/11/2022 - 21:12

Sessão Solene no Mato Grosso do Sul celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

Solenidade no parlamento sul-mato-grossense condecora profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da profissão no estado

Sessão Solene no Mato Grosso do Sul celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) celebrou, na noite de sexta-feira (25), os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. A solenidade foi realizada na capital Campo Grande a partir de uma proposição do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que é psicólogo por formação. O evento condecorou 60 profissionais da Psicologia.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, destacou que a profissão tem recebido reconhecimento em todos os estados do país por suas contribuições profissionais e científicas. Ela destacou o protagonismo da categoria em diversas lutas, como na implantação de políticas públicas e na defesa da democracia e dos direitos humanos.

“É importante valorizar a dedicação das psicólogas, psicóloges e psicólogos, que é o maior legado destes 60 anos. A atuação individual e coletiva das profissionais é exatamente o que constitui o nosso patrimônio científico e ético”, pontuou.

Durante a cerimônia, o deputado Pedro Kemp (PT), psicólogo e proponente da atividade, ressaltou a importância de haver uma política de saúde mental acessível a todas as pessoas. “Ela não pode ser privilégio de poucas pessoas. Precisa estar presente em todos os segmentos da nossa sociedade e precisa chegar a todos os lares, a todas as famílias e a todas as pessoas”, defendeu.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia do MS (CRP 14), Walkes Jacques Vargas, contou como o seu estado fez parte da construção da história do sexagenário da profissão. “Nesse período, transformamos a Psicologia, que estava única e exclusivamente a serviço das elites, para uma Psicologia que coloca os pés no chão da realidade e se volta para toda a população brasileira. Desenvolvemos o nosso saber e fazer clínico e rompemos as quatro paredes dos consultórios”, destacou.

Também presente ao evento, a ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia do MS (CRP-14) e representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Mesa de Honra, Mariana Kowalski, destacou que a Psicologia brasileira está em festa e que a profissão evoluiu nessas seis décadas desde a sua regulamentação. “Muito foi feito nesse período e a Psicologia cresceu e se estruturou. E hoje tem uma identidade como ciência e profissão”, ressaltou.

Glace do Carmo Freitas, representante da Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI) e presidente do Sindicato dos Psicólogos do Mato Grosso do Sul (SinPsi MS) afirmou que o propósito da Psicologia, enquanto ciência e profissão, é seguir reafirmando o cuidado com as pessoas, independentemente do momento do país. “Em todos os momentos históricos políticos do Brasil a Psicologia enfrentou, enfrenta e enfrentará as desigualdades sociais”, pontuou.

Oriene de Moura, vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, disse que a Psicologia possui vários caminhos que levam a um trabalho junto a pessoas que sofrem e que precisam dessa profissão. “O exercício da profissão de psicóloga nos proporciona desempenhar o nosso lado humano não só de nós mesmos, mas do outro”, observou.

Representando a população brasileira de indígenas psicólogas(os), Vanessa Terena lamentou que o Mato Grosso do Sul seja a unidade da federação que mais mata indígenas no país e pede que a Psicologia fale sobre a luta da população indígena. Wanessa celebrou o lançamento de um instrumento de orientação para a categoria lidar com os povos originários brasileiros.

“Este ano de 2022 é o ano que nós comemoramos a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil e é o ano que nós lançamos, com muito trabalho e muito amor, a primeira referência técnica para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas, mesmo depois de 60 anos”, destacou.

Ao lembrar que o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo, o conselheiro do CRP-14 e coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades no MS, João Fernando dos Santos, destacou o papel da Psicologia nas lutas sociais. “Temos lutado e a Psicologia tem sido um braço direito nesta luta”, afirmou João Fernando, que é a primeira pessoa trans do Conselho Regional.

Na sequência, a Assembleia condecorou com diplomas 60 profissionais que contribuíram e contribuem, em suas atividades, na história da formação e consolidação da Psicologia em Mato Grosso do Sul. As(Os) condecoradas(os) são de Campo Grande e do interior do estado.

Celebrações pelo Brasil
A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Ao longo de 2022, casas legislativas das cinco regiões do país têm promovido sessões solenes para celebrar o sexagenário da Psicologia. As reuniões nas Assembleias e Câmaras Municipais realçam as contribuições da Psicologia à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas.

Na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, a Assembleia Legislativa de Rondônia também vai realizar uma solenidade em celebração aos 60 Anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil. A Sessão Solene terá início às 15h e vai condecorar psicólogas(os) que tiveram contribuições para a Psicologia no estado ao longo dos últimos 60 anos.