O 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) foi encerrado na sexta-feira (10) com assembleia, encontro e reunião.
Durante quatro dias de evento, mais de 1.500 pesquisadores, profissionais e estudantes participaram de grupos de trabalho (GTs), mesas e assembleias de entidades da Psicologia, bem como divulgação de publicações dessas entidades. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) teve um estande com várias publicações da autarquia e do Sistema Conselhos de Psicologia.
A programação do último dia incluiu a reunião dos programas de pós-graduação com o representante de Psicologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Virgílio Bastos; o Encontro BVS-Psi: Informação Para Seu Problema de Pesquisa, este com a representante do CFP Maria Imaculada Cardoso Sampaio, e com a gestora da BVS-Psi Carla Nascimento; e a Assembleia Anual da Associação Nacional de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), com o professor Fernando Pontes (Ufpa).
No encerramento, o presidente da Anpepp, Landeira Fernandez, fez um balanço geral das atividades e agradeceu aos participantes pelo evento.
Caminhos para pesquisar
O Encontro da Biblioteca Virtual da Psicologia (BVS-Psi) teve o objetivo de mostrar aos inscritos na atividade como funcionava a plataforma e as melhores formas de fazer uma boa pesquisa nessa área do conhecimento. O evento contou com a participação da conselheira do CFP Nádia Rocha.
Ela destacou a importância da BVS-Psi como ferramenta de conhecimento, não apenas para os profissionais e pesquisadores em Psicologia, mas a todas as pessoas que tem alguma preocupação com questões de ordem psicológica.
A conselheira disse que, quando foi convidada a participar do 16º Plenário do CFP, pensou em trabalhar em projetos da História da Psicologia e da BVS, citando a parceria da entidade com o Conselho: “É uma parceria antiga, mas que carecia de um instrumento formal para concretização. Isso se realizou, depois de várias questões burocráticas. E, hoje, é com muito prazer que temos essa parceria, extremamente preciosa para nós”.
Para Imaculada Sampaio, a BVS-Psi se tornou a mais importante fonte de informação da área no Brasil. Ela abordou como a Biblioteca, com seu potencial de organização e recuperação da informação, pode ajudar pesquisadores e psicólogos, professores e alunos a resolverem problemas de pesquisa. “Só se resolve problema de pesquisa com uma boa fundamentação teórica, e é aí que ela entra e fortalece a Psicologia brasileira”, ressaltou.
Carla Nascimento discorreu sobre como estruturar projetos acadêmicos em Psicologia e pesquisar na BVS-Psi, entre outras fontes.
Confira a cobertura do 16º Simpósio
Terceiro dia do Simpósio da Anpepp tem fóruns, assembleias e lançamentos
Confira os destaques no segundo dia do 16º Simpósio da Anpepp
16º Simpósio da Anpepp é aberto em Maceió
Acesse o álbum do evento aqui