Notícias

20/12/2023 - 11:20

Sistema Conselhos de Psicologia encerra 2023 com importantes deliberações na APAF

Entre os assuntos discutidos durante a Assembleia, destaque para o regimento das próximas eleições dos CRPs, a realização do 12º CNP e a continuidade de grupos de trabalho para refletir e propor diretrizes de atuação profissional

Sistema Conselhos de Psicologia encerra 2023 com importantes deliberações na APAF

Representantes do Conselho Federal (CFP) e dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) estiveram reunidas(os) em Brasília (DF), nos dias 16 e 17 de dezembro, durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF). Realizada bianualmente, a atividade tem como objetivo debater importantes questões relacionadas à organização e à atuação profissional da categoria em todo o país.

Durante o encontro, o coletivo aprovou a continuidade de diversos grupos de trabalho, que vão debater e propor diretrizes para temas relevantes da Psicologia. Entre eles, o GT responsável pela revisão do regimento eleitoral para o pleito de 2025, que irá reger as eleições das gestões dos CRPs e definir a composição do plenário do CFP no processo de consulta nacional junto às psicólogas e aos psicólogos de todo o país. No conjunto de propostas apresentadas pelo GT, figura a implantação de um sistema de votação 100% on-line, com a disponibilização de pontos de apoio pelos Conselhos Regionais.

Também foi aprovada a manutenção do grupo de trabalho da Comissão Organizadora Nacional (COMORG), que tem a atribuição de realizar o 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Além da continuidade do GT, o pleno da APAF anuiu a proposta de regulamento para o 12º CNP, cuja etapa nacional está prevista para julho de 2025.

Outro GT mantido por decisão do Sistema Conselhos foi o de “Orientação e regulamentação do uso assistido de psicodélicos em contexto psicoterapêutico”. Criado na APAF de maio de 2023, o grupo objetiva a elaboração de um plano de trabalho institucional sobre o uso assistido de psicodélicos e cannabis em âmbito psicoterapêutico –  tendo por fundamento estudos científicos, respeito à laicidade e às cosmovisões.

O papel da Psicologia no enfrentamento ao racismo também esteve entre os temas abordados durante a APAF. O GT responsável pela revisão da Resolução CFP 18/2002, que dispõe sobre o trabalho das(os) psicólogas(os) frente ao preconceito e à discriminação racial, teve sua prorrogação garantida. Além disso, a APAF incluiu entre os objetivos do grupo a  elaboração de nota técnica para orientações à categoria.

Ações afirmativas

Ainda durante a APAF, foi apresentada a atualização do Programa de Ações Afirmativas, Reparatórias e Inclusivas do Sistema Conselhos de Psicologia. A iniciativa tem como  finalidade combater violências institucionais e estruturais no âmbito do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia) incluindo racismo, sexismo, capacitismo e LGBTQIfobia.

O coletivo sugeriu o debate sobre a transversalização desses temas em todos os aspectos e pautas do Sistema Conselhos, ficando deliberada a criação de mecanismos de monitoramento das cartas-compromisso assinadas e das ações de acolhimento dos grupos sociais historicamente oprimidos, possibilitando espaços contínuos de comunicação e de atualização do Programa. 

Ampliação do Sistema Conselhos

A possibilidade de criação de um novo Conselho Regional esteve entre os destaques no segundo dia da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças.

Foi aprovada, por unanimidade, a abertura de estudo técnico para processo de desmembramento da Seção Amapá do CRP-10. O estudo deve abranger aspectos relacionados ao porte e à capacidade de sustentabilidade financeira. 

Novo encontro

As datas das APAFs do próximo ano já foram aprovadas. A primeira deverá ocorrer nos dias 25 e 26 de maio, e a segunda, entre 14 e 15 de dezembro.

Se você não pôde acompanhar ao vivo os diálogos, acesse a íntegra da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças no Youtube do CFP.

Confira as fotos no Flickr do Conselho Federal de Psicologia.

Matéria relacionada

Sistema Conselhos de Psicologia realiza mais uma edição da APAF