Notícias

19/02/2024 - 18:53

Sistema Conselhos lança aplicativo com a carteira de identidade digital da Psicologia

Conselho Federal apresenta à categoria a versão digital gratuita do documento no aplicativo e-CIP, disponível para dispositivos Android e iOS

Sistema Conselhos lança aplicativo com a carteira de identidade digital da Psicologia

Já está disponível para toda a categoria a versão digital da Carteira de Identidade Profissional da(o) psicóloga(o). A novidade pode ser encontrada no aplicativo e-CIP, desenvolvido pelo Sistema Conselhos de Psicologia e que está disponível para download de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.

A e-CIP é um aplicativo moderno e que segue a tendência mundial de concentração de serviços em smartphones, proporcionando ganho de tempo e de recursos para as(os) profissionais da Psicologia.

A versão digital da Carteira de Identidade Profissional da(o) psicóloga(o) utiliza tecnologia similar à presente na Carteira Digital de Trânsito, entre outros. Desse modo, conta com a mesma legalidade jurídica da carteira em versão impressa e sua emissão requer pouco tempo. 

“Com o aplicativo do e-CIP, psicólogas e psicólogos terão ao alcance do telefone celular mais mobilidade, praticidade e comodidade para o exercício da profissão. Convidamos toda a categoria a baixar a CIP digital e usufruir dessa tecnologia prática e funcional”, salienta Pedro Paulo Bicalho, presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Entre as vantagens da carteira digital está a disponibilidade de acesso via celular. Em breve, o aplicativo da e-CIP também terá a inclusão gradativa de novos serviços incorporados à identidade digital.

O aplicativo possui várias camadas de segurança, como a liberação somente para profissionais que tenham realizado cadastramento biométrico prévio, o reconhecimento facial para liberação do e-CIP e um QR Code criptografado. Esses recursos garantem maior proteção contra profissionais não autorizadas(os) para o exercício da Psicologia. Da mesma forma, amplia as possibilidades de fiscalização por impedir o uso de documentação falsa ou adulterada.

Como acessar

A(o) profissional da Psicologia pode baixar a carteira digital no aplicativo de duas maneiras: pelo número do CPF, ou escaneando o QR Code contido na nova CIP impressa. Em seguida, é necessário realizar o procedimento de validação facial e baixar o documento digital.

Para acesso à versão digital, é necessário que a(o) psicóloga(o) tenha feito a coleta biométrica e emitido a nova Carteira de Identidade Profissional. Caso ainda não tenha emitido a nova CIP, a(o) profissional deve requerer o documento diretamente ao Conselho Regional de Psicologia da inscrição profissional.

No CRP, são realizadas a coleta de dados biométricos e a confirmação dos dados biográficos. Também será necessária a apresentação de um documento oficial de identidade, com foto atualizada, e o número de inscrição no CPF.

Saiba mais

A Carteira de Identificação Profissional CIP é o documento emitido pelo Sistema Conselhos de Psicologia – composto pelo Conselho Federal e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia – que confere à psicóloga e ao psicólogo a habilitação para exercer a profissão, conforme prevê o art. 14 da Lei nº 5.766/197. 

A nova CIP foi implantada em agosto de 2022. Na ocasião, o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo fizeram a entrega simbólica da primeira unidade da nova Carteira de Identificação Profissional da categoria. O documento foi entregue a Mathilde Neder, pioneira da Psicologia e com registro profissional ativo desde 1974, emitido pelo CRP-SP. Até o momento, mais de 17,5 mil novas CIPs já foram emitidas em todo o país. 

Links

Google Play
App Store
Site da CIP