Notícias

09/12/2022 - 16:07

Solenidade na Assembleia Legislativa de Rondônia celebra os 60 anos da Psicologia no Brasil

Sessão Solene outorgou Votos de Louvor a psicólogas e psicólogos de Rondônia e emitiu um selo postal em condecoração ao CRP da 24ª Região

Solenidade na Assembleia Legislativa de Rondônia celebra os 60 anos da Psicologia no Brasil

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na quinta-feira (1) sessão solene em celebração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil (CRP-24). Na solenidade, a assembleia outorgou Votos de Louvor aos servidores do Conselho Regional de Psicologia. O evento foi proposto pelo deputado estadual licenciado Eyder Brasil (PL) e presidida pelo deputado Alan Queiroz (Podemos).

Ao destacar a importância da(o) profissional psicóloga(o) para a sociedade, principalmente no contexto da pós-pandemia de Covid-19, o presidente do Conselho CRP-24, Cleibson André Torres, celebrou as conquistas da profissão. “É um momento de comemoração, de homenagem, de gratidão a todos nós que, a cada dia, nos dedicamos a nosso fazer profissional, sempre ético, sempre humano, sempre prezando pela qualificação e pelo bom atendimento da sociedade”, pontuou.

O deputado Eyder Brasil afirmou que a Psicologia sempre teve um papel muito importante na sociedade, mesmo antes da regulamentação da profissão, em 1962. “Desde os tempos antigos – talvez tivessem outro nome para esse profissional, mas sempre foi Psicologia. 60 anos de regulamentação apenas no Brasil, mas que não denotam toda a história da Psicologia na humanidade”, destacou.

Ao destacar a atuação na Psicologia de Rondônia, a psicóloga Patrícia Claro Cipriano, da Faculdade da Amazônia, se disse honrada pelo reconhecimento feito pela Assembleia. “Nós somos merecedores e merecedoras desse reconhecimento, pois o nosso trabalho é eterno, ele será sempre necessário e cada vez maior na nossa sociedade”.

A professora Angélica de Souza Lima, da Faculdade São Lucas, disse que a universidade vem se comprometendo com a formação acadêmica crítica, que pensa nas políticas públicas e que amplia a Psicologia para mais 60 anos. “Que a nossa Psicologia possa se desenvolver, crescer cada vez mais e que nós, juntas, juntos e juntes, possamos nesse processo de formação sermos psicólogos, psicólogas e psicóloges cada vez mais críticos, mais próximos dos povos das florestas, das águas, das nossas regionalidades”, pontuou.

Henrique Moreira, representando a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ressaltou a presença da Psicologia na sociedade. “Como ficaria a sociedade se a Psicologia fosse retirada? Qual o vácuo que ia se criar, principalmente, no mundo pós-pandêmico, caso essa profissão deixasse de existir?”, questionou.

A secretária estadual de Saúde, Semayra Moret, destacou a luta das(os) profissionais da Psicologia nos 60 anos da profissão e desafios para o futuro. “Muita construção a gente ainda tem pela frente na Psicologia, como ciência, no SUS, no SUAS, na gestão, na clínica, na escola e onde quer mais que precisem de humanidade lá estaremos nós”, destacou ela, que é a primeira psicóloga a ocupar o cargo de secretária de Saúde do Estado.

Na solenidade, os Correios realizaram a emissão de um selo e de um carimbo comemorativos em celebração ao Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (composto pelos estados de Rondônia e Acre), em alusão aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. As peças filatélicas trazem a imagem e o destaque da logomarca do CRP-24.