Notícias

10/06/2016 - 15:01

Terceiro dia do Simpósio da Anpepp tem fóruns, assembleias e lançamentos

O CFP participou do 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia

Terceiro dia do Simpósio da Anpepp tem fóruns, assembleias e lançamentos

Terceiro dia do 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), a quinta-feira (9) foi marcada pela realização de fóruns científicos e assembleias de entidades. O evento, em Maceió (AL), encerrou-se nesta sexta (10).

Com participação de representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), as atividades de ontem deram continuidade ao trabalho dos 74 grupos de trabalho formados e também incluíram lançamentos de livros resultantes de trabalhos pensados na edição passada, há dois anos, em Bento Gonçalves (RS), entre outras publicações.

Pela primeira vez, um grupo de trabalho (GT) em Psicologia do Esporte se soma aos já tradicionais como o de História da Psicologia e de Psicologia Escolar e da Educação.

A integrante do Coletivo Ampliado do CFP Luciana Ferreira Ângelo destacou a característica interdisciplinar nesse GT, formado não só por profissionais da Psicologia, mas também da Educação Física. “Então, ontem (8) inicialmente nos apresentamos porque muitíssimos de nós não nos conhecíamos, na parte da tarde discutimos o fortalecimento da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte (RBPE), que está aberta e recebendo artigos científicos e hoje (9) iremos começar a discussão da formação, como é que se dá a formação da Psicologia do Esporte na Psicologia e na Educação Física”.

História

A conselheira da autarquia Nádia Rocha participou do GT de História da Psicologia, que tem 20 anos de formação. Apresentou um balanço das ações propostas do biênio passado, bem como os objetivos do colegiado para os próximos dois anos: “Nós estamos agora em um movimento de expansão, porque temos várias pessoas, além das presentes aqui, e já houve a criação de um outro grupo (História Social da Psicologia), oriundo desse, e muitos trabalhos e pesquisas”.

Rocha destacou o lançamento do livro “História da Psicologia: Tendências Contemporâneas”, ocorrido na tarde desta quinta, oriundo dos trabalhos realizados pelo GT no último biênio. Ela pontuou que os planos para 2017-2018 passam por publicação de artigos em diversas revistas científicas, bem como a edição de outro livro.

Também integrante do Coletivo Ampliado, Ana Jacó abordou a continuidade do trabalho do GT de História Social da Psicologia, colegiado criado na edição do Simpósio em Bento Gonçalves, bem como apresentou os resultados e atividades. Segundo a pesquisadora, a primeira parte das atividades foi destinada para informes dos níveis das atividades realizadas nesse transcorrer de biênio, e, na segunda parte, foram divididos dois subgrupos, cujos temas foram “Sociedade, saberes e História da Psicologia” e “Política e os saberes e práticas Psi”.

De acordo com Jacó, o colegiado está pensando em três grandes temas que são “História da Psicologia Social do Brasil”, “Circulação do conhecimento psicológico sobre a mulher (a divulgação do conhecimento psicológico da mulher em revistas em âmbito popular)” e a “Articulação na História da Psicologia com outras áreas” (Psicologia e Educação, Psicologia e Política, Psicologia e Antropologia). A representante do CFP foi eleita nova coordenadora do GT para os próximos dois anos.

Fóruns 

No início da tarde, foram realizados quatro fóruns de discussões sobre os seguintes temas: publicações científicas, políticas de internacionalização, políticas científicas e ética.

Representantes do CFP, Ana Jacó e Raquel Guzzo, participaram dos fóruns de Políticas de Internacionalização e de Políticas Científicas.

Sobre o tema das políticas de internacionalização – que também teve como debatedoras as professoras Leny Sato (Universidade de São Paulo – USP) e Maria Emília Yamamoto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) –, Jacó apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Anpepp, a partir de 2013, com 79 programas filiados, dos quais 67 constam no relatório bienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo trata da inserção de internacionalização e trabalhos conjuntos na pesquisa, abordando itens como: identificação de participantes por nota de avaliação, recepção de estrangeiros no programa e ida de brasileiros para o exterior.

O Fórum Políticas Científicas teve a participação dos professores Jairo Borges Andrade (Universidade de Brasília – UnB) e Lisiane Bizarro Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e foi coordenado por Guzzo. Ela discorreu sobre o histórico desse tema na Anpepp, com sua criação a partir de 2004. A partir dessa contextualização, apresentou questões a debater para a formulação das novas políticas, como a linha política para o Fórum, a possibilidade de manifesto em apoio ao retorno do Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação (MCTI) e a posição, sob a visão da Psicologia, em relação à fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações. Outros pontos foram fomento à pós-graduação e avaliação dos programas; expansão da pós e desigualdades regionais; e instituições de ensino superior públicas e privadas.

O Fórum Publicações Científicas, sob a coordenação da professora Marilene Proença (USP), teve como debatedoras as professoras Izabel Hazin (UFRN), Kátia Maheire (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Mary Sandra Carloto (Unisinos) e Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira (Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – AbeciPsi). Já o Fórum Ética, coordenado pelo professor Charles Lang (Universidade Federal de Alagoas – Ufal), reuniu os seguintes debatedores (as): Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN), Selma Leitão Santos (Universidade Federal de Pernambuco – Ufpe) e Simone Maria Hünning (Ufal).

Lançamentos 

No fim do dia, foram lançadas publicações das assembleias da Associação Norte e Nordeste de Psicologia, entidade responsável pela organização do congresso de Psicologia das duas regiões, e dos representantes dos programas de pós-graduação filiados à Anpepp. Também houve lançamentos de publicações oriundas de definições dos GTs do 15º Simpósio, realizado em Bento Gonçalves.