Notícias

14/12/2017 - 17:36

Tesoureiros do Sistema Conselhos elaboram manual de procedimentos

Pauta é uma das atividades do grupo, reunido em Brasília nesta quinta-feira (14)

Tesoureiros do Sistema Conselhos elaboram manual de procedimentos

O grupo de trabalho Financeiro do Sistema Conselhos iniciou, nesta quinta-feira (14/12), reunião para discutir cinco pontos de pauta: atualização do manual de procedimentos administrativos e financeiros, proposta para política de arrecadação, soluções para redução da inadimplência, situação financeira de Conselho Regional de Psicologia e critérios para fundo de auxílio financeiro a regionais.

A reunião, que antecede a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), teve a presença de 11 participantes, entre tesoureiros dos Conselhos Regionais (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), conselheiros e equipe técnica das áreas jurídica e financeira.

Para a conselheira-tesoureira Norma Cosmo, as reuniões prévias são essenciais, pois todos os pontos são discutidos e deliberados pela Apaf. “Com as prévias é possível que os pontos financeiros sejam dirimidos, sem comprometimento dos pontos políticos.”

Norma disse que deverão ser aprovadas duas resoluções sobre a política de arrecadação do Sistema Conselhos, de forma a recuperar créditos, oferecer descontos para juros e multas. “Vamos incrementar a política de arrecadação, fazendo com que o sistema funcione de forma mais equilibrada, abrangendo os grandes e os pequenos CRPs”.

Todos os encaminhamentos da reunião de hoje do GT de Tesoureiros serão levados para a reunião de tesoureiros e presidentes, que ocorre nesta sexta-feira (15/12), para dar celeridade às discussões.

Apaf ao vivo

Realizada duas vezes ao ano, a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) é composta por delegadas e delegados do Sistema Conselhos. O CFP tem até três delegados e o número de representantes regionais varia de um a três, dependendo do número de profissionais inscritos no CRP.

A Apaf será transmitida em tempo real, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017, a partir das 10h, no sábado, e às 9h no domingo. Acompanhe a transmissão da Apaf.