Notícias

26/09/2017 - 9:02

Testes psicológicos: quem são as (os) profissionais que usam?

Pesquisa pretende traçar perfil das (os) psicólogas (os) ibero-americanas (os)

Testes psicológicos: quem são as (os) profissionais que usam?

Para traçar o perfil das (os) psicólogas (os) ibero-americanas (os) que usam testes psicológicos, o Colégio de Psicólogos da Espanha está realizando uma pesquisa com apoio da International Test Commission (ITC). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está apoiando a investigação, assim como diferentes associações profissionais da América do Sul e de Portugal.

A pesquisa permitirá traçar o perfil do psicólogo ibero-latino que atua na área de avaliação psicológica, já que as publicações sobre o tema são muito escassas e não permitem conhecer esta realidade.

No Brasil, a pesquisa tem apoio do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap), integrado pelos Laboratórios de Avaliação e Medidas Psicológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e pelo Laboratório de Mensuração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), coordenados pelos professores Solange Wechsler e Claudio Hutz, respectivamente.

O instrumento da pesquisa é composto por um questionário com perguntas semiabertas sobre a formação da (o) psicóloga (o), áreas de atuação, testes mais utilizados, dificuldades e sugestões para melhorar a área de avaliação psicológica no Brasil.

A resposta ao questionário, que tem duração estimada de 10 minutos, pode ser feita pelo site consejo.cop.es