Notícias

06/09/2018 - 12:07

Trabalhadores em defesa do SUAS se reúnem em Belém

“É tempo de Resistência!” - Entre os dias 14 e 16 de setembro, sob essa temática, três eventos reunirão trabalhadores do SUAS na cidade de Belém do Pará: VI Seminário Nacional do FNTSUAS, I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no SUAS, VI Plenária Nacional do FNTSUAS.

Trabalhadores em defesa do SUAS se reúnem em Belém

“É tempo de Resistência!”, este será o tema norteador das atividades dos dias 14 a 16 de setembro na Faculdade Maurício de Nassau, em Belém/PA. Diversas categorias profissionais com atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) debaterão estratégias para a garantia das políticas sociais. Os três dias englobam: o VI Seminário Nacional do FNTSUAS, a I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no SUAS e a VI Plenária Nacional do FNTSUAS.

A proposta da I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – “SUAS Resiste!” é contribuir com a disseminação de experiências, que podem inspirar novas estratégias em diferentes localidades no território nacional, a partir da troca de saberes. Pretende, ainda, ser mais uma forma de educação permanente de profissionais do SUAS.

Para a conselheira do Conselho Federal de Psicologia, coordenadora da Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (Conpas) e Secretária Executiva do Fórum Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (FNTSUAS), Andrea Esmeraldo,  o evento foi entendido pelo fórum de trabalhadores do SUAS como um mecanismo para expor à classe trabalhadora os desafios que a Assistência Social enfrenta no país atualmente. “A Mostra será uma oportunidade para articular os trabalhadores, trocar experiências exitosas, favorecer o diálogo entre as regiões brasileiras. A Mostra acontecerá dentro do Seminário, na tarde de sábado”, reforçou.

O VI Seminário Nacional do FNTSUAS, nos dias 14 e 15 de setembro, contará com as seguintes mesas de debate: “Perspectivas de enfrentamento e resistência nos cenários brasileiro e amazônico do SUAS” e “As condições de trabalho e o processo da intensificação da precarização do SUAS: Tempo de resistência”.

No último dia de eventos, será realizada a VI Plenária Nacional do FNTSUAS. O encontro terá como pautas exclusivas: a discussão do Plano de Lutas do FNTSUAS; a eleição de novas Entidades Nacionais de Assistência Social para ocupar as vagas remanescentes da Coordenação Nacional para o biênio 2018-2020, iniciado na V Plenária Nacional do FNTSUAS, em São Luís do Maranhão, em abril deste ano.

As Entidades Nacionais interessadas em aderir ao FNTSUAS, as Entidades que já integram este fórum e os Fóruns Estaduais (FETSUAS) deverão indicar o nome de um/a titular e um/a suplente, para terem direito a voz e voto durante a VI Plenária, ao e-mail fntsuas@gmail.com até o dia 9 de setembro de 2018. O e-mail com os nomes deverá ser enviado do e-mail institucional e, no caso dos FETSUAS, do e-mail do próprio Fórum Estadual.

Confira mais informações no edital de convocação.