Notícias

10/06/2009 - 18:35

Trio Elétrico do CRP na Parada do Orgulho LGBT em São Paulo comemora 10 anos da Resolução 001/99

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) comemora 10 anos
da Resolução CFP 001/99 na Parada do Orgulho GLBT de 2009

Com o objetivo de fortalecer a luta pela igualdade de direitos junto à comunidade LGBT e o enfrentamento da homofobia, no próximo domingo, dia 14 de junho, o CRP SP dará mais uma mostra do engajamento do Sistema Conselhos de Psicologia na causa LGBT ao levar à Av. Paulista, pela primeira vez, um trio elétrico para integrar a 13ª Parada do Orgulho GLBT.

Será o primeiro conselho profissional a tomar essa iniciativa, uma oportunidade, também, para a categoria comemorar os 10 anos da Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia que regulamenta a prática do psicólogo no âmbito da orientação sexual, indicando que a homossexualidade não é doença, desvio ou perversão.

O carro do CRP SP deverá ter cerca de 80 integrantes, entre membros do Conselho, do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo e convidados ligados às questões LGBT. A concentração será em frente ao MASP. A Parada está prevista para iniciar ao meio-dia.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com a organizadora, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (www.paradasp.org.br ou pelo tel. (11) 3362-8266).

Resolução 001/99
A Resolução do CFP estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Considera que a homossexualidade não é doença, nem distúrbio e nem perversão e define que os psicólogos “não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”. A Resolução determina ainda que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”.