Notícias

08/10/2008 - 11:46

ULAPSI faz pronunciamento em apoio ao povo boliviano

O Conselho Diretor da União Latino Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) fez, no dia 23 de setembro, pronunciamento em apoio ao diálogo que está ocorrendo na Bolívia, visando por fim aos conflitos políticos naquele país.
Segundo a ULAPSI, O desenvolvimento da Psicologia latino-americana não é possível fora de seus contextos reais de existência.  Isto supõe não apenas o reconhecimento da “realidade latino-americana” mas também, e fundamentalmente, um posicionamento perante sua situação sociopolítica, econômica e cultural.

PRONUNCIAMENTO
O Conselho Diretor da União Latino-americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), reunido na cidade de Cochabamba na ocasião do II Encontro Boliviano  de Psicologia, PSICOLOGIA 2008 , realizado entre 21 e 23 de setembro de 2008, expressa seu apoio ao diálogo que se realiza hoje em dia na Bolívia, com a segurança de que este abre a possibilidade de superar, de maneira produtiva , sem violência, o conflito do qual o povo boliviano tem padecido e que preocupa a toda a América Latina.
É possível chegar a acordos que favoreçam a paz, a independência, a unidade nacional, a equidade, o bem-estar e a dignidade de todos os bolivianos.
A ULAPSI, como se manifesta em sua carta de constituição, declara uma vez mais sua disposição para acompanhar aos que querem “promover a tolerância, eqüidade, liberdade, pluralidade, responsabilidade e a solidariedade social . É ao se estar junto aos povos da América Latina que se conseguirá reivindicar -para todos- os direitos não respeitados durante muitos anos.
Expressamos nossa confiança de que o povo boliviano conseguirá solucionar as dificuldades que enfrenta hoje e avançar pelo caminho de uma América Latina com e para os homens e as mulheres latino-americanos.
Cochabamba, 23 de setembro de 2008