Notícias

25/04/2018 - 11:58

Ulapsi recebe inscrições de estudantes

Prazo de inscrição para VII Congresso da União Latino-americana de Entidades da Psicologia termina em 1º de maio de 2018

Ulapsi recebe inscrições de estudantes

Estudantes de Psicologia têm até 1º de maio para se inscrever no VII Congresso da União Latino-americana de Entidades da Psicologia ( Ulapsi ). Com o tema “Aportes desde a diversidade e a equidade: a Psicologia para a paz, sociedade e natureza”, o evento será realizado de 26 a 28 de julho, em San Jose, na Costa Rica.

O congresso tem três eixos temáticos: Paradigmas éticos e metodológicos da Psicologia na América Latina; Psicologia, direitos humanos e transformação social na América Latina; e Aproximações à violência, o despejo, a desigualdade e a discriminação em América Latina.

As inscrições para apresentações de trabalhos no evento terminam em 30 de abril. Clique aqui e faça sua inscrição.

Segundo o conselheiro Fabián Rueda, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o congresso é oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e práticas entre os países latino-americanos, tendo como base a discussão de aspectos relacionados à defesa dos direitos humanos, à defesa da democracia, ao cuidado e à discussão de nossas realidades sociais e históricas. “Um aspecto que sempre permeia os debates do congresso é a discussão de uma Psicologia descolonizadora e descolonizada, que olhe para a realidade de nossos povos.”

Psicologia brasileira

O CFP será representado no congresso pelos membros da diretoria, Rogério Giannini (presidente), Ana Sandra Fernandes (vice-presidente), Norma Cosmo (conselheira-tesoureira) e Pedro Paulo Bicalho (conselheiro-secretário). Outros conselheiros do XVII Plenário e convidados de diferentes entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb) também vão participar do evento.

O CFP deve promover várias atividades no congresso, como as mesas-redondas sobre “Conhecimento produzido em América Latina: o quê e para quem publicar”?; “Desafios e avanços necessários para o aprimoramento da publicação científica na América Latina”; “Democracia e violência”; e “Desmonte das políticas públicas e impactos éticos e sociais no exercício da profissão”. Além disso, haverá um espaço para discussão dos rumos da Biblioteca Virtual de Saúde Psicologia – Brasil (BVS-Psi), com representantes de vários países da América Latina.

Saiba mais sobre o VII Congresso da Ulapsi.

Leia mais:

VII Congresso da Ulapsi será em julho, na Costa Rica