Notícias

30/03/2015 - 16:00

Universidade de Barcelona lança seleção de artigos sobre identidade de gênero

Jornal internacional de Psicologia selecionará, até 30 de abril, artigos sobre a relação entre disciplinas, experiências psicológicas e identidades trans sob os aspectos individuais, sócio-cultural e político

Universidade de Barcelona lança seleção de artigos sobre identidade de gênero

20150330-1-selecao-de-artigos (2)O jornal internacional de Psicologia “Quaderns de Psicologia”, produzido pela Universidade Autônoma de Barcelona, lançou chamada para artigos a serem publicados no projeto “Psicologia e identidades de gênero: além das fronteiras biopolíticas”. O prazo limite para o envio de texto completo é dia 30 de abril.

A publicação aceitará contribuições acerca das linhas temáticas: processos identitários e corporalidades transgênero no mundo contemporâneo; análises dos processos de patologização, dos protocolos clínicos e as práticas biomédicas e psicológicas em torno das experiências/identidades trans; análises da transfobia e das violências institucionais, científicas e sociais; análises de políticas públicas, acesso aos direitos e a justiça social nos diversos âmbitos sociais (educativo, laboral, saúde, entre outros); ferramentas teóricas e metodológicas críticas no âmbito da Psicologia para o estudo das práticas e identidades sexo-genéricas não normativas; trajetórias e abordagens dos movimentos sociais e coletivos ativistas trans; e aproximações pós-coloniais das experiências/identidades trans.

Além de Antar Martínez, professor da Universidade de Colima (México), a seleção contará com a edição de Marco Aurélio Prado, psicólogo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante da comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O jornal é publicado em versão impressa e eletrônica, preferencialmente nos idiomas castelhano, catalão e inglês. No entanto, a publicação também aceita originais em português, francês e italiano. Todo o conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons Attribution -Share Alike -NonCommercial.

Leia a chamada da seleção de artigos e obtenha todas as informações