Notícias

12/12/2006 - 15:16

VI CNP: Do Discurso do Compromisso Social à Produção de Referências para a prática

 

O VI CNP tem como tema: Do Discurso do Compromisso Social à Produção de Referências para a Prática: construindo o projeto coletivo da profissão.

Três eixos completam o tema:

• Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos;
• Diálogos para a construção dos projetos coletivos da profissão;
• Intervenção dos psicólogos nos sistemas institucionais.

Neste boletim vamos comentar nosso tema e, nos próximos três boletins que enviaremos, comentaremos os eixos. Acompanhe:

Os psicólogos conquistaram uma estrutura bastante democrática para seus conselhos profissionais: APAF, Congresso Nacional da Psicologia, eleições diretas para todas as instâncias. Todo este avanço possibilitou que um novo projeto para a profissão fosse construído de forma coletiva: o projeto do compromisso social.

Com este novo lema colocado como meta, os psicólogos começaram a sentir a necessidade de novo avanço, pois a prática profissional demanda sempre referências técnicas que permitam qualificar os serviços prestados à população e responder às urgências da sociedade, que muitas vezes surgem como novos desafios exigindo novos fazeres. O projeto do compromisso social também permitiu aos psicólogos uma ampliação de sua inserção na sociedade e um reconhecimento mais amplo de sua profissão, fazendo surgir ou fortalecendo novos campos profissionais.

O tema do VI Congresso Nacional da Psicologia traz o reconhecimento de que é o momento de avançarmos do discurso do compromisso social para a construção de novas referências para a prática profissional, que sejam coerentes com o projeto. A estrutura democrática conquistada garante à categoria que esta tarefa possa ser realizada de modo coletivo.

Confira os eventos preparatórios que o Conselho de sua região está realizando. Lembre-se de que o CNP é um evento com delegados que devem ser eleitos na base de seu CRP. Participe!