Notícias

26/04/2018 - 16:38

Campanha de combate ao preconceito no Suas agora em Libras

Os cinco filmes podem ser assistidos no canal do Conselho Federal de Psicologia no YouTube

Campanha de combate ao preconceito no Suas agora em Libras

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas), publicou, na manhã desta quarta-feira (25/4), no canal da instituição no YouTube, cinco vídeos da Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social, todos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A campanha começou em dezembro de 2017, durante a XI Conferência Nacional de Assistência Social. A ação foi construída em parceria com o Fórum Nacional de Usuárias e Usuários da Assistência Social (FNUSuas). À época, as conselheiras do CFP Fabiana Itaci, Andréa Esmeraldo e Célia Zenaide e a representante do FNUSuas e vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Rosângela Maria Soares dos Santos, apresentaram a identidade visual e o primeiro vídeo da campanha.

A proposta é provocar o debate sobre questões que perpassam diariamente a vida das pessoas que acessam os benefícios, programas e serviços da Assistência Social. Os 12 depoimentos de usuárias e usuários do Suas contradizem as ideias de que a responsabilização individual pela situação de pobreza, a acusação de vagabundagem e a visão de que a situação de vulnerabilidade social é resultado de escolhas pessoais.

Leia mais

Psicologia participa da XI Conferência Nacional de Assistência Social
Vergonha não é ter direitos, vergonha é ter preconceito
Campanha de combate ao preconceito contra a usuária e o usuário do SUAS