Notícias

01/02/2013 - 17:32

VIII CNP

Venha propor os rumos para a profissão

Reunir psicólogas (os) das mais diversas áreas da Psicologia para debater questões da profissão e levantar propostas para serem apreciadas e votadas nos Pré-Congressos é o principal objetivo dos eventos preparatórios do VIII Congresso Nacional da Psicologia. Desde o ano passado, a categoria, por meio dos Conselhos Regionais, vem se organizando de norte a sul do País, para trocar ideias e propor novos rumos para a profissão.

Criar interlocução com o judiciário para esclarecer o papel da Psicologia na Assistência Social foi uma das propostas levantadas no evento preparatório realizado no dia 8 de janeiro de 2013, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. “É preciso situar a (o) psicóloga (o) dentro da Assistência Social no papel que é de proteção e não de responsabilização, como muitas vezes é entendido pelo judiciário, por exemplo, ao solicitar a produção de provas”, indica a psicóloga Janaína Darli Duarte Simão, chefe do departamento da Proteção Social Especial de São José do Rio Preto, que participou do evento preparatório.

Em Belo Horizonte, o evento preparatório realizado no dia 24 de janeiro de 2013 trouxe para o debate a questão de gênero, que segundo a psicóloga Andréa Reis, é discutida de forma incipiente nos cursos de Psicologia. “A importância da aproximação tanto do Federal quanto dos Regionais, no que diz respeito à formação dos nossos profissionais dentro das universidades, foi um dos pontos debatidos. Percebemos que há uma deficiência, geralmente os alunos buscam estudar a questão de gênero quando tem interesse pelo tema. É preciso colocar essa matéria nas grades curriculares”, acredita Andréa, que esteve presente no debate.

Além disso, Andréa conta que outro ponto debatido foi a presença da Psicologia na rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. “É preciso garantir nesses espaços da rede, como delegacias da mulher, Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, psicólogas (os) que participem das decisões, opinem, e possam articular junto com a rede, ações preventivas, e não só atuar no atendimento pós-violência”, ressalta a psicóloga, que entende como fundamental sua participação nessa etapa inicial do VIII CNP tanto para sua formação quanto para se aproximar das discussões do futuro da profissão.

Esses são apenas dois exemplos, mas diversos outros eventos preparatórios tem sido realizados por todo o Brasil, para debater os mais variados temas, como Psicologia Organizacional, Idosos, Psicologia do Esporte, Saúde Pública, Sistema Prisional, Controle Social, Clínica, entre outros.

Os eventos preparatórios, que acontecem até o fim de fevereiro, podem ser construídos no formato de mesas redondas, discussões de base, encontros temáticos e outros que propiciem debates entre as (os) psicólogas (os). Para mais informações sobre esses eventos na sua cidade, procure o seu Regional. Participe, ajude a construir o futuro da profissão!