Trocar experiências, promoção de ajustes e discussão sobre o papel do profissional da informação nas redes de cooperação, esses e outros assuntos foram debatidos no VIII Encontro de Bibliotecas da Área de Psicologia, realizado em Belo Horizonte, no dia 18 de novembro. O evento reuniu bibliotecários da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área da Psicologia (ReBAP) e os representantes da American Psychological Association (APA) na América Latina.
Segundo a coordenadora do evento, Profª Drª Maria Imaculada Cardoso Sampaio, o encontro teve como objetivo reunir bibliotecários da ReBAP, diretamente responsáveis pela atividade de cadastramento e indexação e divulgação da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi).
Cardoso explicou ainda que 25 bibliotecários que analisaram os avanços da Biblioteca Virtual de Psicologia, fonte de informação que é mantida e divulgada pela ReBAP. Esses profissionais sugeriram encaminhamentos para discussão no plano de trabalho dos próximos dois anos, até o Seminário Nacional das Bibliotecas Universitárias (SNBU), que acontecerá em 2016.
A BVS-Psi, mantida e promovida, em grande parte, pela ReBAP, é um projeto do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que o idealizou há mais de 15 anos para ser a fonte de informação do psicólogo brasileiro. O CFP, juntamente com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), são os propulsores da BVS-Psi e o trabalho da ReBAP é essencial nesse processo. “Dessa maneira, desde o I Encontro da ReBAP, no ano de 2001, a participação do CFP é intensa e, sem ela, não teríamos avançado até onde chegamos”, destacou Maria Imaculada.
Programação
Foram discutidos o panorama das bibliotecas virtuais de Psicologia e o estágio atual da rede e ações (2012 a 2014): Reestruturação da BVS-Psi, Mudanças na LILDBI, repositório de dados de pesquisa, repositório de dados de pesquisa, fortalecimento da LILACS, contribuição dos centros cooperantes.
Também se divulgaram depoimentos dos membros da ReBAP sobre tema: “o que significa pertencer à Rede”, e a discussão da temática “as revisões da literatura e o papel dos bibliotecários”, cujos palestrantes foram Maria Imaculada Cardoso Sampaio (IP/USP) e Sandra Helena Schiavon (PUC-PR).