Notícias

26/10/2025 - 9:40

Visibilidade, respeito e direitos para as pessoas intersexo

Fonte: Gerência de Comunicação/CFP
Visibilidade, respeito e direitos para as pessoas intersexo

O Dia da Visibilidade Intersexo marca a mobilização em defesa do respeito à diversidade de corpos e do combate a preconceitos e violências contra pessoas intersexo. A data convoca à defesa da autonomia, do direito ao consentimento informado e do fim de cirurgias e procedimentos normalizadores não emergenciais.

Neste 26 de outubro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reafirma seu compromisso com a dignidade humana, com o respeito à diversidade e com a construção de uma Psicologia que escuta, acolhe e promove a garantia de direitos de todas as pessoas.

Como essência de seu papel de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da categoria, o CFP publicou a Resolução nº 16/2024, que estabelece diretrizes e para a atuação de psicólogas e psicólogos em relação às pessoas intersexo e ao acompanhamento de familiares ou responsáveis. A normativa representa um marco no cuidado ético, técnico e de respeito da Psicologia junto a essa população.

Outro importante documento é o manual orientativo derivado da Resolução CFP 16/2024, que será lançado ainda neste ano. O material oferecerá suporte às(aos) profissionais de Psicologia para uma atuação que garanta acolhimento, proteção de direitos, autonomia e escuta qualificada.

Também como parte das mobilizações neste importante tema, nesta semana o CFP também marcou presença na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA +, realizada entre 21 e 25 de outubro. O encontro mobilizou a Psicologia brasileira em um espaço estratégico de incidência para a construção e controle social das políticas públicas direcionadas a essa população.