Notícias

13/02/2006 - 17:05

Vitória para os Psicólogos Acupunturistas

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na 162ª reunião ordinária aprovou, por unanimidade, a inserção de 7 profissões na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde.
Esta Política saiu do Ministério da Saúde com indicação para que somente profissionais Médicos Acupunturistas pudessem utilizar a milenar acupuntura no SUS, bem como, somente esses profissionais pudessem inscrever-se nos futuros concursos públicos para preenchimento de cargos que seriam criados.
A SOBRAPA – Sociedade Brasileira  de Psicologia e Acupuntura – comunicou o Conselho Federal de Psicologia, os demais Conselhos Federais da área da saúde, e interpelou o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), questionando a composição dos representantes do grupo técnico que elaborou esta proposta, chamando atenção para o teor pouco democrático e tendencioso do documento. A partir desta mobilização foi elaborado um novo documento aprovado pela plenária do CNS.
Este documento, aprovado pela plenária, cita nominalmente as profissões na prática da acupuntura (resultado de intenso debate), entre os quais, está o Psicólogo Acupunturista. “É uma vitória histórica para os profissionais da área da saúde. É uma mudança de paradigma de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. A saúde será tratada com um caráter transdisciplinar, afirma o presidente da SOBRAPA, Delvo Ferraz da Silva. Esta mudança (de paradigma) nas orientações do SUS, no caso da acupuntura, influenciará todas as demais áreas do saber, já que “quebra” o monopólio da prática médica, como a única “responsável” pela condução das políticas nesta área.

FONTE: Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (SOBRAPA)