Notícias

04/05/2019 - 20:55

Waldir dos Santos Costa, presente!

CFP presta homenagem ao psicólogo e ex-conselheiro do CRP-20 (AC, AM, RR, RO), que faleceu neste sábado (4)

Fonte: CFP
Waldir dos Santos Costa, presente!

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) presta homenagem ao psicólogo e ex-conselheiro do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região (CRP-AC, AM, RR, RO), Waldir dos Santos Costa, que faleceu neste sábado, dia 04 de maio.

Waldir nasceu em Manaus e aos 14 anos foi para o Nordeste realizar sua formação salesiana. Formou-se psicólogo em 1971 pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou junto ao DETRAN-SP e montou o Serviço Médico e de Psicologia no recém-criado DETRAN-AM.

Foi presidente da FEBEM em Manaus e desenvolveu programas de educação para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois, atuou como psicólogo da Penitenciária Anísio Jobim.

Ingressou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como docente em 1973 e lutou durante anos pela criação do curso de Psicologia. No último ano de atividade na UFAM antes da sua aposentadoria, coordenou a comissão de implantação do curso de Psicologia. Waldir recebeu o título de professor emérito concedido pelo Conselho universitário da UFAM.

Foi secretário regional do CRP-01, coordenador do Núcleo Amazonas e Roraima, e depois Conselheiro do CRP-20 (AM/AC/RR/RO) no 1º e 2º plenários. A Psicologia do Amazonas e região deve muito a Waldir dos Santos Costa que foi e continua sendo uma referência ao se falar em Psicologia no Amazonas.

Em 2018, Waldir dos Santos Costa foi um homenageados dos 56 anos da Psicologia, celebrado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).