Notícias

04/10/2021 - 8:00

Webinário Região Norte em preparação para II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Evento on-line será realizado no dia 7/10 pelo CFP e encerra o ciclo de webinários nas cinco regiões do país

Webinário Região Norte em preparação para II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

O webinário da Região Norte encerra o ciclo de debates preparatórios promovidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O debate on-line está marcado para a próxima quinta-feira (7), às 15h, com o tema “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

A atividade, organizada Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do CFP, contará com a participação da presidente do Conselho Federal, Ana Sandra Fernandes, na abertura, e mediação do representante da Região Norte na CONPAS, Valber Sampaio, além de três psicólogas que atuam na Assistência Social e farão o debate do tema.

Foram realizados webinários na Região Sul, com o tema “Gestão democrática e a construção de orçamentos com participação: o que a Psicologia tem a ver com isso?”; Região Sudeste com o tema  “Emergências e desastres: práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”; região Centro-Oeste com o tema  “Vigilância Socioassistencial e Proteção Social: infância e juventude como prioridade absoluta”; região Nordeste com o tema “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”

O objetivo dos cinco webinários foi viabilizar diálogos preparatórios para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social, sobretudo no contexto da pandemia.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube, Facebook e Twitter do CFP.

Conheça as(os) convidadas(os):

  • Valber Luiz Farias Sampaio (CRP 10/03455)

Graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de “Psicologia, sociedade e saúde” e, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Docente do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU (Belém).

  • Nita Tuxá (CRP 20/03933)

Graduada em psicologia. Especialista em Saúde Indígena, mestra em Antropologia Social. Atualmente é Professora substituta no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR.

  • Maria Eunice Figueiredo Guedes (CRP 10/00873) 

Professora Psicologia UFPA. Coordena o  Projeto Saúde, Cidadania e DH/IQ. Conselheira do CRP10 e  integra as  Comissões de gênero e de Psicologia e povos Indigenas/ CRP10.

  • Esther Maria de Magalhães Arantes (CRP 05/3192)

Psicóloga, mestre e doutora em Educação, professora do PPFH-UERJ. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área dos direitos humanos, políticas públicas e história da criança no Brasil. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos do CFP, bem como foi conselheira do CONANDA representando o CFP.