Notícias

18/05/2022 - 14:57

18 de maio: CFP em defesa de uma infância livre de violência

O Conselho Federal de Psicologia convida a categoria a fazer parte da campanha Faça Bonito, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio: CFP em defesa de uma infância livre de violência

Neste Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reafirma seu compromisso com a rede a proteção de meninos e meninas, somando-se a diversas entidades em prol da Campanha Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. 

O CFP convida psicólogas e psicólogos de todo Brasil a engajarem-se na mobilização em torno do 18 de maio, que busca sensibilizar sociedade e poder público sobre a importância e responsabilidade de todas e todos na proteção  contra a violência sexual. 

A iniciativa integra a chamada para a ação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes – mobilização realizada pelo Fórum Nacional DCA, a sociedade civil do Conanda e um amplo conjunto de entidades que atuam na proteção à infância, incluindo o Conselho Federal de Psicologia. 

Proteger as crianças e adolescentes é dever de todos. 

Confira a chamada para a ação do 18 de maio.

Proteção de direitos

Ao longo dos últimos anos, em especial no contexto da pandemia da Covid 19, a situação de violação de direitos de crianças e adolescentes tem se agravado. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, entre 2017 e 2020, cerca de 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no país, uma média de 45 mil por ano.  A situação se agravou ainda mais com a pandemia de Covid-19, com aumento da pobreza, do desemprego e a fragilização dos serviços de proteção.

Atento à situação, o Conselho Federal de Psicologia lançou em 2020 as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual. Elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o documento foi a primeira referência lançada pela atual gestão do CFP.  Também em 2020, o CFP publicou um caderno de artigos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conteúdo aponta desafios para a consolidação do ECA e traz reflexões para auxiliar na construção de práticas de proteção integral e promoção de direitos humanos.

Saiba mais:

À frente do Conanda, CFP preside XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

CFP lança caderno de artigos para celebrar os 30 anos do ECA

CFP marca 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com ato virtual

CFP lança Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual

CFP realiza debate sobre proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

CFP assume presidência do Conanda