Para marcar o cinquentenário do Sistema Conselhos de Psicologia, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) publicou uma edição especial com 16 artigos. O material apresenta conteúdo que aborda aspectos da institucionalização do Conselho Federal (CFP) e Regionais (CRP), bem como debates fundamentais para a história da Psicologia brasileira, como a reforma psiquiátrica e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O material já está disponível na plataforma da SciELO e pode ser acessado neste link.
A revista contou com a colaboração de quem fez e faz o CFP, em diferentes momentos e papéis na história da Autarquia. A democratização do Sistema Conselhos de Psicologia por meio do Congresso Nacional da Psicologia (CNP); as questões de ética e orientação da categoria; os desafios da avaliação psicológica; e o papel do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) estão entre os destaques da obra.
A Edição Especial marca ainda uma série de ações que a Revista PCP vem realizando para celebrar os 45 anos do periódico.
A conselheira federal e editora do periódico, Neuza Guareschi, explica que o número especial foi pensado a partir do projeto Memórias da Psicologia. “ Um documento que, certamente, vai ser acessado sempre que alguém precisar pesquisar ou saber alguma coisa da institucionalização do Sistema Conselho, mas, principalmente, do Conselho Federal de Psicologia, a partir da regulamentação da profissão e de uma série de outras ações que essa instituição foi planejando, organizando e executando”, relata a conselheira.
Sobre a revista
Criada por meio da Resolução CFP 26/1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
O periódico reúne artigos originais referentes à atuação profissional da(o) psicóloga(o), à pesquisa, ao ensino ou à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área da Psicologia. Sua principal missão é contribuir para a formação profissional, bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por quem pesquisa e/ou atua na área.
Saiba mais:
Acesse a íntegra da Edição Especial da Revista PCP – 50 Anos do CFP