Notícias

30/01/2023 - 10:57

CFP institui política de preservação da memória da Psicologia brasileira

Iniciativa se dá no marco dos 50 anos da 1ª reunião plenária do Conselho e prevê uma série de ações para resgate e registro da Psicologia como ciência e profissão

CFP institui política de preservação da memória da Psicologia brasileira

Promover o resgate histórico e o devido registro do legado da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. Este é o objetivo da Resolução CFP nº 01/2023 que o Conselho Federal de Psicologia publicou nesta segunda-feira (30) como primeiro ato normativo da gestão 2023-2025. 

O projeto tem caráter permanente e prevê ações que buscam identificar, catalogar e preservar os arquivos existentes no campo da Psicologia. O objetivo é fomentar a divulgação da história do Conselho Federal e da própria Psicologia brasileira.

Entre as ações que integram a estratégia está o registro historiográfico e audiovisual desse acervo, além da fundação de museu dedicado à Memória da Psicologia Brasileira. Para apoiar na coleta desse material, o CFP vai promover a indução de uma grande articulação nacional para a captação de conteúdo histórico,  que contribua com o registro dessa trajetória, mobilizando a categoria profissional, instituições e Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país.

50 Anos do I Plenário do CFP

A ação de resgate e registro da memória da Psicologia brasileira se dá no marco do aniversário de 50 anos de realização da 1ª reunião plenária do Conselho Federal de Psicologia. 

Em uma quinta-feira, 20 de dezembro de 1973, o Conselho Federal de Psicologia promoveu a reunião inaugural com as(os) integrantes de sua primeira gestão. A diretoria à época era composta por nomes como Arrigo Leonardo Angelini (presidente), Geraldo Servo (secretário), Harley Alves Bessa (tesoureiro) e Virgínia Leoni Bicudo (vice-presidente).

“Há cinquenta anos nascia, de fato, o Conselho Federal de Psicologia, regulamentado pela Lei n° 5.766/1971 que criou, também, os Conselhos Regionais (CRPs). Ao longo desses 50 anos, o CFP foi decisivo para as transformações da Psicologia como a ciência e a profissão que temos hoje. Uma Psicologia cada vez mais presente nas políticas sociais e eticamente comprometida com um cuidado integral e a promoção de direitos”, destaca o presidente do XIX Plenário do CFP, Pedro Paulo Bicalho.

Para marcar seu cinquentenário de atividades, o Conselho Federal de Psicologia desenvolveu uma marca celebrativa que será utilizada em todas as divulgações institucionais da autarquia ao longo de 2023. A marca celebra a história e as transformações da Psicologia ao longo dessas cinco décadas.

Para saber sobre as próximas ações do projeto Memórias da Psicologia, fique atenta(o) ao site e às redes sociais do CFP.