Notícias

04/10/2024 - 12:33

Live detalha atuação da Psicologia em emergências e desastres

Diálogo com a categoria terá como foco a Nota Técnica que aborda novas práticas e conhecimentos para atenção psicossocial em situações de catástrofes

Live detalha atuação da Psicologia em emergências e desastres

Na semana que marca o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza uma live sobre a atuação de psicólogas e psicólogos em desastres e emergências. O diálogo ‘Saúde Mental em Tempos de Urgências Climáticas e Desastres Socioambientais: Estratégias e Enfrentamentos’ será transmitido no dia 10/10, às 15h, no canal oficial do CFP do YouTube.

O debate virtual vai receber especialistas na temática para dialogar sobre o papel da Psicologia em emergências e desastres e a importância de uma atuação a partir de subsídios técnicos e articulada às políticas públicas de defesa civil e proteção social.

A atividade é parte de um processo de escuta e alinhamento para a construção coletiva de respostas da Psicologia aos desafios que se impõem diante das urgências climáticas e vulnerabilidades aprofundadas pelos incêndios e pela seca. A mediação será da vice-presidenta do CFP, Alessandra Almeida, coordenadora do GT Emergências e Desastres do CFP.

“No enfrentamento a essas situações, a nossa categoria tem um papel fundamental na prevenção, nos processos mitigatórios, na resposta e na construção; considerando as diversas tecnologias no que diz respeito ao trabalho social com famílias e à organização comunitária”, pontua a conselheira.

O programa trará as atualizações sobre a atuação da Psicologia em emergências e desastres levadas à categoria por meio de Nota Técnica recém-lançada pelo CFP. O conteúdo aborda novas práticas e conhecimentos para atenção psicossocial em situações de catástrofes e foi elaborado com apoio de especialistas na área.

Confira a Nota Técnica

Também serão tratadas questões como o apoio no acolhimento e no cuidado às pessoas atingidas e a relação com as políticas públicas de defesa civil, de assistência social, de saúde e de habitação.

Psicologia nas Emergências e Desastres

A Psicologia tem muito a contribuir no enfrentamento aos impactos das catástrofes e desastres. Além do apoio no acolhimento e no cuidado às pessoas atingidas, psicólogas e psicólogos da área desempenham importante papel na interface com as políticas públicas de defesa civil, de assistência social, de saúde e de habitação, entre outras.

Nesse sentido, o Conselho Federal de Psicologia vem atuando na temática, editando referências de atuação em emergências e desastres calcadas na experiência prática e no acúmulo teórico sobre o tema.

Com as situações recém-enfrentadas no país, o Conselho Federal lançou uma Nota Técnica com práticas atualizadas para a atuação de psicólogas e psicólogos em situações de emergências e desastres.

O documento apresenta uma atualização feita por especialistas que integram os Grupos de Trabalho (GT) Psicologia Ambiental e Emergências e Desastres e traz diretrizes e subsídios com foco na gestão integral dos riscos, a partir das interseccionalidades, da intersetorialidade e da interdisciplinaridade das ações.

Data Internacional

Celebrado todo 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres foi criado em 1989 a pedido da Assembleia Geral das Nações Unidas, para estabelecer uma data voltada a promover uma cultura global de conscientização sobre riscos e redução de desastres.

Serviço

Saúde Mental em Tempos de Urgências Climáticas e Desastres Socioambientais: Estratégias e Enfrentamentos
Data: 10 de outubro, quinta-feira
Horário: 15h
Transmissão: YouTube do CFP

Conteúdo relacionado

CFP divulga Nota Técnica com atualizações sobre atuação da Psicologia em emergências e desastres
Nova resolução do CFP autoriza CRPs a prorrogarem o pagamento ou oferecer descontos de anuidade de profissionais atingidos por situações de emergências e desastres 
Emergências e desastres: Sistema Conselhos se reúne para construir estratégias de enfrentamento ao desafio