Nova manifestação contra o novo coordenador nacional de Saúde Mental, Valencius Wurch Duarte Filho, foi realizada nesta quarta-feira (13) por parte de representantes de entidades e movimentos sociais da Luta Antimanicomial.
Cartazes, palavras de ordem e paródias de marchinhas de carnaval pediam a exoneração de Valencius e a manutenção da política de Saúde Mental aplicada pelo Governo Federal. De acordo com os manifestantes, a nomeação de Wurch significa o retrocesso para as políticas públicas nesse setor.
A manifestação de hoje (13) reforça a convocação para os mais diversos coletivos brasileiros, trabalhadores, usuários, familiares, estudantes, acadêmicos e todos os apoiadores para as ações programadas para esta semana. Vários grupos já chegaram e estão acampados em Brasília, principalmente, para as atividades que acontecem nesta quinta-feira (14).
Mais de 650 entidades de classe, universidades, parlamentares, movimentos sociais da luta antimanicomial, no Brasil e no exterior, estão envolvidas ou apoiam as manifestações.
Programação:
Dia 14 de janeiro, às 10h: Assembleia Geral, em frente ao Ministério da Saúde, com todas as entidades, universidades e movimentos sociais presentes;
Dia 14, às 14h30: manifesto do (L)oucupaBrasília! em frente ao Ministério da Saúde.
Confira álbum de imagens da manifestação de hoje: https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia/posts/1095988450433012
Sobre a ocupação: www.facebook.com/foravalencius
Confira outras notícias sobre as manifestações e posicionamentos do CFP sobre a nomeação de Valencius:
Posse de novo coordenador gera novas manifestações no anexo do Ministério da Saúde
Audiência com Ministro da Saúde
Sistema Conselhos repudia troca de coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde
CFP manifesta apoio a mobilizações contrárias a mudanças na Coordenação de Saúde Mental
Em reunião, CNS reforça contrariedade a nomeação para Coordenação de Saúde Mental
Entidades da Saúde Mental solicitam audiência com ministro da Casa Civil