Notícias

19/08/2021 - 17:15

CFP vai ao STF em defesa da Educação Inclusiva

O Conselho Federal de Psicologia ingressa como amicus curiae em ação que contesta Política de Educação Especial do atual governo

CFP vai ao STF em defesa da Educação Inclusiva

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está credenciado para participar de audiência pública virtual, na segunda-feira (23), no Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa de uma educação verdadeiramente inclusiva. A atividade acontece no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.590. Em dezembro de 2020, o CFP protocolou pedido de admissão como amicus curiae no STF tanto na ADI nº 6590 quanto na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) Nº 751. Ambas contestam o Decreto 10.502/2020 do Governo Federal, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

Na condição de amicus curiae, o CFP será representado na audiência pública no STF pela psicóloga Carla Biancha Angelucci, doutora em Psicologia Social, mestra em Psicologia Escolar e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. A audiência pública virtual será retransmitida ao vivo pelas redes sociais do CFP, a partir das 14h desta segunda-feira (23).

A audiência será dividida em três blocos, onde representantes de diversos órgãos e entidades farão suas exposições, e é organizada pelo ministro daquela Corte, Dias Toffoli. O referido magistrado também foi que, em decisão liminar, decretou a suspensão dos efeitos do Decreto 10.502/2020 em 1º de dezembro de 2020.

Confira a apresentação de Carla Biancha Angelucci.

Confira matéria do Jornal Nacional sobre o tema.

Política Nacional de Educação Especial

Em dezembro de 2020, o CFP protocolou pedido de admissão como amicus curiae no STF tanto na ADI nº 6590 quanto na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) Nº 751. Ambas contestam o Decreto 10.502/2020 do Governo Federal, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

O objetivo do CFP como amicus curiae é subsidiar a Corte com conceitos técnicos e elementos objetivos, sob o ponto de vista da saúde e desenvolvimento mental, emocional e psíquico de educandas(os) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação – contribuindo, assim, para embasar a suprema corte em sua decisão. O Decreto teve a eficácia suspensa pelo ministro relator das ações, Dias Toffoli, em decisão liminar proferida no dia 1º de dezembro.

Na prática, o decreto do Governo Federal modifica a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, vigente desde 2008, e representa verdadeiro retrocesso e risco do retorno à segregação.

O Decreto 10.502/2020 foi construído pelo Ministério da Educação (MEC) sem qualquer participação e consulta às entidades representativas do movimento das pessoas com deficiência, aos setores da sociedade civil, às pessoas com deficiência, seus familiares e às(aos) pesquisadoras(es) do tema.

Além disso, a nova política instituída pelo decreto apresenta-se contrária às políticas educacionais que asseguram a diversidade social e a igualdade de oportunidade no ambiente escolar, pois ao estabelecer a educação especializada como uma modalidade escolar fragiliza os direitos das pessoas com deficiência e consolida a discriminação com o retorno de espaços segregados de educação.

Leia mais

CFP protocola pedido de ingresso como amicus curiae no STF em processos sobre Educação Especial

Mudança na Política de Educação Especial é retrocesso e segregação! Entenda porque o CFP é contrário às alterações

CFP discute impactos da nova política de educação especial no fazer da Psicologia

Psicologia promove ato virtual para marcar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva