Notícias

16/09/2020 - 18:30

Psicologia promove ato virtual para marcar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Live ocorrerá no dia 21 de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP

Psicologia promove ato virtual para marcar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e todos os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) promovem um ato virtual “Por uma Psicologia anticapacitista”, a partir das 10h, nas redes sociais do CFP.

A atividade pretende contribuir na reflexão sobre o papel da Psicologia na temática, pois, enquanto ciência e profissão do cuidado, da escuta atenta, do respeito à diversidade humana em todas as suas formas, a Psicologia têm se pautado historicamente na defesa dos Direitos Humanos e na luta contra toda forma de opressão, tem um importante papel nessa luta. Além do CFP e dos CRPs, diversas entidades da Psicologia também participarão do ato virtual.

O CFP e os CRPs compreendem que preconceitos, discriminação, violências, exclusão e estigmas causam sofrimento mental. Por isso, cuidar da saúde mental das pessoas com deficiência é cuidar para a inclusão de todas as pessoas, sem distinções ou quaisquer formas de discriminação. Além disso, pessoas com deficiência também são psicólogas e psicólogos, por isso, os Conselhos precisamos levar isso em consideração quando no seu papel de orientar a categoria em seu exercício profissional.

E para garantir a representatividade e a efetividade do lema “nada sobre nós, sem nós”, o ato contará com a presença de diversas pessoas com deficiência, reconhecendo o protagonismo destas pessoas e rompendo com a ideia do capacitismo, da exclusão, da opressão e da discriminação. O momento também servirá para lembrar a histórica luta das pessoas com deficiência por políticas públicas de inclusão e acessibilidade que garantam efetivamente seus direitos fundamentais, sua participação social com dignidade e condições de equidade em relação às demais pessoas.