Notícias

04/12/2018 - 10:24

Avaliação psicológica: cirurgia bariátrica e de readequação genital

Esse será o último Diálogo Digital do ano sobre Avaliação Psicológica, que faz parte da campanha dos 15 anos do Satepsi

Avaliação psicológica: cirurgia bariátrica e de readequação genital

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai promover na próxima quarta-feira, 5 de dezembro, às 16h, mais um Diálogo Digital, dessa vez  sobre o tema “Avaliação Psicológica: cirurgia bariátrica e de readequação genital”.  Esse é o último da série de Diálogos Digitais de 2018 sobre avaliação psicológica, que fazem parte da Campanha dos 15 anos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

Você pode participar do diálogo enviando perguntas para o e-mail comunica@cfp.org.br. Aproveite e confirme sua presença pelo facebook e ajude a divulgar o evento utilizando a hashtag #DiálogosCFP nas redes sociais.

Assista on-line

Diálogo Digital Avaliação Psicológica: cirurgia bariátrica e de readequação genital

? AO VIVODiálogo Digital Avaliação Psicológica: cirurgia bariátrica e de readequação genital. ?Deixe seu comentário e compartilhe esta transmissão!

Publicado por Conselho Federal de Psicologia em Quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Participam do diálogo a psicóloga Ana Paula Noronha, doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), Fernanda Gonçalves, psicóloga, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Instituto de Psiquiatria e Ângelo Brandelli Costa, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

A cirurgia bariátrica tem o objetivo de promover qualidade de vida, mas pesquisas revelam altas correlações no pós-operatório como suicídio, depressão, comportamento antissocial entre outros, tornando urgente a necessidade da discussão da referida temática. Sendo assim, o procedimento exige o acompanhamento de equipe multiprofissional para sua autorização e realização. Dentre os exames obrigatórios está o atestado de saúde mental, que poderá ser emitido por psicólogos e psiquiatras.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em pesquisa realizada em 2017, revelou que entre 2008 e 2016, o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil cresceu 163%.

Mas apesar da grande demanda de avaliação psicológica para o contexto da cirurgia bariátrica, existe uma escassez de estudos e instrumentos que possuam evidência de validade para o referido contexto. Além das deficiências técnicas, existem muitos problemas éticos que envolvem o processo de avaliação psicológica e que podem impactar no adoecimento do paciente no pós-cirúrgico.

Cirurgia de readequação genital

A maneira como a sociedade tem encarado a diversidade de gênero tem sofrido grandes transformações recentes. A transexualidade e travestilidade tem sido vistas como uma variação da normalidade, da diversidade humana e menos como uma psicopatologia.

Essas transformações repercutiram nas áreas da saúde, em especial na psicologia. Um exemplo disso é a nova edição da Classificação Internacional de Doenças, que removeu a transsexualidade do capítulo de doenças mentais para um capítulo de saúde sexual geral.

Sendo assim, a crescente estruturação do processo transexualizador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada de serviços de saúde, é importante discutir o papel da Psicologia na avaliação e encaminhamento das pessoas trans e travestis, como no caso da realização de cirurgia de readequação genital.

Refletindo essa tendência, o CFP publicou no início deste ano a Resolução 001/2018, que trata das boas práticas na atenção em saúde das pessoas trans e travestis no contexto da Psicologia, inclusive da avaliação psicológica.

Conheça os participantes do Diálogo Digital:

Ana Paula Noronha é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Pesquisa os temas avaliação e testes psicológicos. É bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

Fernanda Gonçalves é psicóloga, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Instituto de Psiquiatria, mestre em avaliação psicológica e construção de instrumentos, docente da universidade Estácio de Sá, editora da revista psicologia e Conexões.

Ângelo Brandelli Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia, coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, pesquisador do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto alegre e Conselheiro Titular do Conselhor Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Saiba quais foram os demais diálogos digitais deste ano em comemoração aos 15 anos do Satepsi:

Diálogo Digital: Avaliação Psicológica e Inclusão

Diálogo Digital do CFP discute testes psicológicos

Diálogo digital: avaliação psicológica compulsória