Notícias

15/03/2017 - 11:54

CFP apoia manifesto em favor do Benefício da Prestação Continuada

À frente da Secretaria Executiva do FNTSUAS, Conselho defende protagonismo da Psicologia nas políticas de assistência social

CFP apoia manifesto em favor do Benefício da Prestação Continuada

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) assumiu, na última sexta-feira (10/3) a Secretaria Executiva do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (FNTSUAS). Durante a reunião, o fórum deliberou apoio ao manifesto do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em defesa da manutenção do Benefício da Prestação Continuada (BCP), que garante auxílio financeiro mensal a pessoas com deficiência e idosos que não têm meios de prover a própria manutenção.

Durante o ano de 2017, a Secretaria Executiva do FNTSUAS será conduzida pelas conselheiras federais de Psicologia Andrea Esmeraldo Câmara (titular), Fabiana Itaci Corrêa de Araújo e Célia Zenaide da Silva (suplentes), que terão como missão auxiliar a Coordenação Nacional do FNTSUAS na formulação das pautas a serem discutidas e organização das reuniões e atividades promovidas pelo fórum.

A eleição do CFP para a Secretaria Executiva do FTNSUAS aconteceu no mês de fevereiro. Até 2016, o posto era ocupado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS).

Para Andrea Esmeraldo, a presença do CFP na Secretaria Executiva do FNTSUAS contribui para reforçar a presença da Psicologia das lutas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  “É a oportunidade de reafirmar o protagonismo da Psicologia nas questões que envolvem o diálogo com as esferas governamentais sobre as políticas de assistência social e as condições de trabalho dos profissionais que atuam no SUAS”, resumiu.

A conselheira do CFP avalia que o grande desafio do FNTSUAS é de manter um olhar atento e contribuir para um debate mais qualificado sobre propostas e projetos que apontam mudanças no SUAS de forma a não permitir retrocessos em conquistas já consolidadas.