Notícias

21/03/2023 - 14:41

CFP celebra duas décadas do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

Na próxima 5a feira (23), o Conselho Federal de Psicologia promove diálogo sobre conquistas e avanços trazidos pelo SATEPSI. Acompanhe ao vivo pelas redes sociais do CFP

CFP celebra duas décadas do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos completa neste mês 20 anos de funcionamento. Para celebrar os avanços e as conquistas trazidas pelo SATEPSI, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quinta-feira (23) atividade reunindo especialistas sobre o tema, com transmissão em tempo real pelas redes sociais do CFP.

Regulamentado pela Resolução CFP nº 2/2003, o SATEPSI foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos.

Para o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, as diretrizes e mecanismos trazidos pelo SATEPSI possibilitaram garantir o uso de testes psicológicos a partir do efetivo cumprimento dos princípios previstos pelo Código de Ética Profissional da categoria, atendendo de forma adequada às necessidades da população.

“A criação do SATEPSI é um marco na Avaliação Psicológica no Brasil. Com ele foram definidos os requisitos mínimos de qualidade técnica que os testes psicológicos devem possuir para que sejam utilizados com segurança pelos profissionais da Psicologia. O mecanismo trouxe mais qualidade e proteção ao exercício dessa atividade tanto para a categoria quanto para a sociedade”, destaca Pedro Paulo Bicalho.

É o que também aponta o coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP, o conselheiro Evandro Morais Peixoto: ” a criação do SATEPSI foi fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Avaliação Psicológica no exercício profissional da(o) psicóloga(o), assegurando qualidade técnica e científica para essa prática. O evento que celebra os 20 anos do SATEPSI será uma oportunidade para resgatar seu histórico, desafios atuais e perspectivas de futuro do sistema”.

20 anos de funcionamento

Ao longo dessas duas décadas, o SATEPSI acumula 152 testes psicológicos considerados favoráveis e outros 195 desfavoráveis, evidenciando o processo criterioso de avaliação dos instrumentos propostos e de qualificação dessa atividade.

O trabalho conta com o apoio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP/CFP) que, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos submetidos ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, também tem como função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções na área.

Essa trajetória e a relevância do SATEPSI para a categoria e para o conjunto da sociedade serão o tema do diálogo que reunirá a integrante da CCAP/CFP, Ana Paula Porto Noronha, e as(os) especialistas Acácia Angeli dos Santos e Ricardo Primi. A mediação será conduzida por Evandro Morais Peixoto, conselheiro do CFP.

Serviço
SATEPSI 20 anos: celebrando a importância da avaliação psicológica na sociedade
Data: 23 de março
Horário: 16h
Transmissão ao vivo, pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia.