Notícias

13/12/2019 - 15:24

CFP lança Referências sobre Psicologia com Povos Tradicionais durante reunião do CNPCT

Documento inédito já está disponível gratuitamente no site do CFP

CFP lança Referências sobre Psicologia com Povos Tradicionais durante  reunião do CNPCT

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou, nesta quinta-feira (12), durante a VI Reunião do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), as “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) com Povos Tradicionais”. O CFP foi representado pelo conselheiro Paulo Maldos, que também coordenou o grupo de trabalho do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) sobre povos e comunidades tradicionais.

Durante o lançamento, o conselheiro do CFP explicou que a nova Referência Técnica, inédita e produzida no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CFP, chega para uma categoria com mais de 300 mil psicólogas e psicólogos que está presente em todo território nacional. “Este é um documento referência para toda categoria daqui pra frente, no sentido de como trabalhar nas políticas públicas junto aos povos e comunidades tradicionais”, afirmou.

Maldos registrou que a Referência Técnica foi construída de forma democrática, através de consulta pública com especialistas, psicólogas(os) que atuam na temática e membros das comunidades tradicionais. “Foi uma produção altamente coletiva com a participação direta de profissionais que atuam na ponta, nos territórios tradicionais”, declarou.

O conselheiro também explicou que a publicação possui três eixos norteadores: o primeiro eixo busca discutir e comentar a própria existência e o conceito de povos tradicionais, um conceito que ressalta a identidade e a sua história; já o segundo eixo busca refletir sobre a relação da Psicologia com as comunidades tradicionais do Brasil; por fim, o terceiro expressa a ação das(os) psicólogas(os) nos territórios, as boas práticas e possibilidades já existem e que estão comprometidas com as lutas e necessidades dos povos tradicionais.

A conselheira do CNPCT, Claudia Regina Sala Pinto, que é representante do povo pantaneiro, elogiou a iniciativa do CFP. “Essa referência abre um novo olhar para o tratamento junto aos povos e comunidades tradicionais”, parabenizou.

Ao final do evento, Maldos fez um convite para as conselheiras e conselheiros do CNPCT para levarem o debate sobre a Referência para seus próprios territórios, em conjunto com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).

Entenda Mais

Compreendem povos tradicionais os povos ciganos, povos e comunidades de terreiro e de matriz africana, faxinalenses, catadoras de mangaba, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades pantaneiras, pescadores e pescadoras artesanais, caiçaras, extrativistas, povos pomeranos, retireiros do Araguaia, comunidades de fundo e fecho de pasto, comunidades extrativistas do cerrado, dentre outros.

Baixe aqui as “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) com Povos Tradicionais”