
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou até 1º de setembro de 2025 o prazo de inscrições para a primeira edição do Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social.
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar profissionais da Psicologia que, por meio da avaliação psicológica, contribuem para a promoção da justiça social e para a transformação da realidade de populações socialmente minorizadas.
Podem participar profissionais registrados e adimplentes em seus respectivos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados à prática psicológica, à pesquisa acadêmica ou ao desenvolvimento de ferramentas de avaliação psicológica no contexto da justiça social.
Os trabalhos submetidos devem abordar temas que articulem justiça social e avaliação psicológica em diferentes contextos, como direitos humanos e diversidade, saúde mental e políticas públicas, educação, inclusão social, populações em situação de conflito ou violação de direitos, justiça e sistema penal, esporte, entre outros.
Categorias
As inscrições podem ser feitas em uma das seguintes categorias:
Prática: relatos de experiências profissionais envolvendo práticas de atuação, ensino, extensão, entre outras, na área de avaliação psicológica e justiça social e/ou populações socialmente minorizadas;
Pesquisa: relatos de pesquisa empírica sobre avaliação psicológica, envolvendo construtos relacionados à justiça social e/ou populações socialmente minorizadas;
Testes Psicológicos: estudos psicométricos de instrumentos relacionados à justiça social.
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por integrantes ad hoc indicados pelo Plenário do CFP, formada por psicólogas e psicólogos.
Serviço
Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social
Inscrições prorrogadas até 1º de setembro de 2025.
Acesse o site do prêmio para realizar sua inscrição.
Matérias relacionadas
CFP abre inscrições para o Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social
CFP lança prêmio profissional sobre avaliação psicológica e justiça social