Notícias

15/08/2019 - 14:30

CFP realiza encontro das comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Reunião, que será nesta sexta-feira (16), em Brasília, fará uma análise de conjuntura e seus impactos nas relações de trabalho

CFP realiza encontro das comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho

As Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CFP e CRPs) se reúnem na próxima sexta-feira (16), na sede do CFP, para discutir questões pertinentes ao campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). O último encontro envolvendo representantes dos colegiados foi em outubro do ano passado, também na Autarquia.

A conselheira do CFP e coordenadora da Comissão Nacional de POT, Elizabeth Lacerda, explica que o encontro fará uma análise de conjuntura e seus impactos nas relações de trabalho e no desenvolvimento organizacional.

Segundo Lacerda, a expectativa é de que o encontro possa refletir, junto aos demais CRPs que possuem Comissões de POT, sobre estratégias de enfrentamento às situações e condições de trabalho que afetam a saúde mental da(o) trabalhadora(or). Beth explica ainda que os colegiados dos Regionais apresentarão um balanço das atividades realizadas. 

Última reunião

Na última reunião, em outubro do ano passado, foi realizada uma análise reflexiva da conjuntura atual, das transformações do mundo do trabalho e seus impactos na área.  As mudanças neste campo de atuação propiciaram um “status” diferenciado à POT no mundo corporativo, porém, ainda há muito o que avançar.

Na segunda parte do evento, foi discutida a importância da união dos CRPs e da necessidade de interlocução com instituições afins para estudar e debater estratégias que influenciam na maior humanização das condições de trabalho, na melhoria dos estilos de gestão e, principalmente, na compreensão mais ampla e genérica das relações entre o trabalho e a saúde/doença das(os) trabalhadoras(es).

O CFP apresentou, também, as ações desenvolvidas em defesa da Psicologia, referentes ao Projeto de Lei do Senado de número 439/2015, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração, bem como os trabalhos desenvolvidos pelo Gupo de Trabalho da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), que dizem respeito ao Coaching.