Notícias

22/03/2023 - 11:00

CFP realiza I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS

Atividade acontece nesta semana e busca mobilizar a categoria para as etapas preparatórias da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Participe!

CFP realiza I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS

 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove nos dias 24 e 25, em Brasília/DF, o I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS. A iniciativa busca mobilizar profissionais da Psicologia atuantes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para engajamento nas etapas municipais, estaduais e distrital que antecedem a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro de 2023.

De acordo com o Censo SUAS 2019, quase 25 mil psicólogas e psicólogos atuam na Política de Assistência Social em todo o território brasileiro. A relevância dessa presença convoca a categoria a contribuir nas reflexões e proposições para aprimorar as ações e projetos dessa política de Estado. 

A programação preliminar traz diálogos sobre o papel do Sistema Conselhos de Psicologia – constituído pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais – nos processos democráticos para a construção da incidência política e da atuação profissional das(os) psicólogas(os), bem como uma análise da conjuntura política do atual processo de reconstrução e ampliação da participação e do controle social das políticas públicas no Brasil.

Também estará em foco a importância da Psicologia no próprio controle social do SUAS, com resgate do histórico de lutas, articulações políticas, desafios e estratégias das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O seminário contará com transmissão ao vivo e poderá ser acompanhado em tempo real pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Participe!

13ª Conferência Nacional de Assistência Social

Nesta edição, a Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A etapa nacional é precedida pelas conferências municipais,estaduais e distrital, previstas para os períodos de 3 de abril a 15 de julho e de 16 de agosto a 16 de outubro, respectivamente. Os diálogos locais e nacional serão orientados por cinco eixos temáticos:

EIXO 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 – Controle social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e

EIXO 5 – Benefícios e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Serviço

I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS
Data: 24 e 25 de março
Horário: 9h – 17h

Presenças já confirmadas: Pedro Pontual, psicólogo e diretor de Educação Popular da  Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República; Margarete Alves Dallaruvera, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social; Roberta Brasilino, pesquisadora da UFRJ sobre representação e representatividade nos espaços de participação e controle social; e Ana Lúcia Soares, secretária executiva do Fórum Nacional de Trabalhadoras/es do sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS) e ABRATO

Acompanhe ao vivo pelas redes sociais do CFP.

Matérias relacionadas

Políticas da Assistência Social: CFP destaca legitimidade dos fóruns de trabalhadoras(es) na composição de conselhos de direitos

CFP publica relatório final da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Programação das transmissões

Abertura

Mesa de Debates 1

Conferência

Mesa de Debates 2

Mesa de Debates 3

Plenária e Encerramento