Notícias

11/08/2023 - 17:38

CFP realiza seminário para destacar relação das mulheres com os territórios sob a perspectiva da Psicologia

Evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do CFP no dia 14/8, a partir das 13h

CFP realiza seminário para destacar relação das mulheres com os territórios sob a perspectiva da Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima segunda-feira (14) o seminário “Psicologia e território como direito humano: as vivências das mulheres do campo, florestas, águas e cidades”. O evento busca debater assuntos relacionados à questão urbana, ao direito à cidade e ao bem viver, visando ainda construir estratégias de enfrentamento ao racismo ambiental.

A atividade é iniciativa do GT Psicologia Ambiental, instituído pelo CFP em novembro de 2021 com a finalidade de ampliar o debate junto à categoria acerca de temas que impactam na relação pessoa-ambiente.

O diálogo abordará também os atravessamentos de classe, raça, gênero e demais marcadores sociais da diferença nas experiências urbanas de mulheres sob o olhar da Psicologia, bem como suas implicações para a formação e a atuação de psicólogas(os).

A atividade contará com a participação da vice-presidente do CFP, Ivani Oliveira, além das conselheiras federais Alessandra Almeida, Nita Tuxá e Obádèyi Carolina Saraiva. A programação reúne ainda as psicólogas Andreza Cristina da Costa Silva (coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CFP), Raquel Diniz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Tatiana Minchoni (Universidade Federal de Santa Catarina), Juliana Gonçalvez, Zélia Amador de Deus, Braulina Baniwa (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA), Marina Dermann e Izabelly Guabiraba.

Todo o debate será transmitido ao vivo pelo YouTube do Conselho Federal de Psicologia a partir das 13h.

Psicologia e relações pessoa-ambiente

Embora seja um campo relativamente novo, a Psicologia Ambiental tem um enorme potencial para a atuação da categoria nos crescentes debates sobre a relação pessoa-ambiente.

Pensando nisso, foi criado o GT Psicologia Ambiental no âmbito do CFP. O coletivo conta com a participação de conselheiras federais e de representantes da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente e do Grupo de Trabalho Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), além de especialistas na área.

Em 2022, o grupo lançou o Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental, obra que apresenta experiências acerca do desenvolvimento e efetivação de práticas afetas ao tema. Também compõem o material entrevistas, textos de profissionais das cinco regiões do Brasil e da América Latina, representando importante contribuição na área.

Confira a composição do GT Psicologia Ambiental do CFP

Ivani Oliveira
Vice-presidente do CFP

Alessandra Almeida
Conselheira do CFP

Nita Tuxá
Conselheira do CFP

Juliana Guimarães
Conselheira do CFP

Carolina Roseiro
Conselheira do CFP

Gustavo Martineli Massola
Coordenador do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP

Alessandra Sant’Anna Bianchi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ana Paula Soares da Silva
Universidade de São Paulo (USP)

Fernanda Gurgel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP

Raquel Diniz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP

Camila Bolzan
Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP

Mário Henrique da Mata Martins
Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e professor de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Tadeu Mattos Farias
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)