Notícias

14/09/2023 - 15:02

CFP se solidariza com famílias atingidas por enchentes no RS e destaca papel da Psicologia em situações de emergências e desastres

Cada vez mais recorrentes, as calamidades públicas reforçam o papel da Psicologia nas ações de acolhimento e saúde mental das populações impactadas

CFP se solidariza com famílias atingidas por enchentes no RS e destaca papel da Psicologia em situações de emergências e desastres

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vem a público se solidarizar com as vítimas afetadas pelas intensas chuvas e enchentes decorrentes da passagem de ciclone extratropical no estado do Rio Grande do Sul desde o início de setembro.

Mais de 354 mil pessoas já foram impactadas pelo desastre, que atingiu cerca de 100 municípios rio-grandenses – totalizando 47 óbitos, 9 desaparecimentos, 940 feridos e 20.963 desalojamentos.

Atento à sua função precípua de orientar e disciplinar o exercício profissional de psicólogas e psicólogos em todo o país, o CFP ressalta o compromisso da Psicologia diante de situações de emergências e desastres. Cada vez mais recorrentes, as calamidades públicas no Brasil reforçam o papel do Sistema Conselhos de Psicologia de promover junto à categoria estratégias de atuação para acolhimento e saúde mental das populações impactadas.

Para apoiar esse desafio, o CFP lançou em 2021 as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, documento que apresenta uma reflexão crítica e histórica sobre a inserção da Psicologia neste campo. O objetivo é orientar psicólogas(os) quanto a protocolos de atuação, fortalecendo estratégias de ação da Psicologia para o acolhimento de pessoas afetadas. 

Também é papel da Psicologia dialogar sobre os impactos ambientais e de que forma se relacionam com a saúde mental. Nessa perspectiva, o CFP criou em 2021 o Grupo de Trabalho Psicologia Ambiental, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente e do GT de Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

O Conselho Federal de Psicologia ressalta a importância de acompanhar as orientações das autoridades competentes para que todos os esforços sejam empenhados de maneira estratégica e colocando sob segurança não apenas as pessoas diretamente afetadas, mas também a vida de profissionais que atuam na linha de frente em ocasiões de risco.

Confira abaixo algumas contribuições do CFP na área:

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres

Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental

Live Atuação da Psicologia em Emergências e Desastres na América Latina